Ideia Legislativa
Volta da reprovação nos anos iniciais. Sendo uma educadora sou testemunha de alunos sendo aprovados sem as habilidades necessárias.
A melhoria da educação passa por vários fatores: a valorização dos profissionais da educação, o respeito a estes profissionais e a autonomia de conhecer as potencialidades de seus alunos e também as suas limitações, deveríamos poder decidir pelo menos ao final do ciclo da alfabetização(3º Ano dos Anos Iniciais) a reprovação de alunos que não conseguem ler e interpretar,já que são habilidades essenciais para o prosseguimento dos estudos.E também ao final do ciclo completar(5º Ano do Anos iniciais), estamos vivenciando um caos na educação com alunos que não sabem ler, interpretar e fazer cálculos simples, sendo simplesmente passados para o ensino fundamental II sem as habilidades necessárias e conseguintemente torna-se uma bola de neve e temos uma educação com lacunas e precária. Em suma é preciso repensar urgentemente esse processo que não está surdindo efeito e estamos tendo uma educação extremamente ruim.
Sendo uma profissional da educação, estou diretamente ligada aos problemas encontrados nas escolas e um dos mais preocupante é aprovação de alunos sem as habilidades necessárias para seu avanço. É preciso pelo menos ao final de cada ciclo avaliar profundamente se o aluno, que não teve um bom desempenho, a necessidade de reprovação para que este não prossiga sem ter condições. E fazer o mesmo com os alunos do final do ciclo complementar, estamos vendo alunos chegando no 3º ano do Ensino Médio de escolaridade com grandes defasagens e não adianta simplesmente dar um certificado de conclusão do Ensino Médio sem que o aluno tenha capacidade concreta de aprendizagem, sem condições de competir com outros alunos que não tiveram as mesmas dificuldades. Sou testemunha de quanto os professores tentam ajudar de várias maneiras, com reforço extra turno com conversas em vão com os pais para acompanharem seus filhos e sentimos que estamos vivendo numa sociedade totalmente alienada e fazendo da escola um local aonde simplesmente eles podem colocar seus filhos e os professores meros coadjuvantes no processo ensino aprendizagem sem nenhuma autonomia.Preciso que entendam que não sou a favor de reprovação em massa mas sim em casos extremos, quando todos os esforços por parte dos professores e pais já foram esgotados.Por ser uma pedagoga e perceber que existem alunos que precisam de um tempo maior para a aprendizagem, nem todos tem a mesma trajetória de vida e nem as mesmas condições socioeconômicas, interferindo diretamente em seu desempenho, já ouvi relatos de alunos que vão para a escola por causa da merenda ou pela bolsa família, ficando a aprendizagem para estes em segundo plano.Preciso que minha voz seja ouvida, pois minha intenção é que haja uma melhoria da educação que está em decadência.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

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Data limite para receber 20.000 apoios
21/01/2017
Ideia proposta por
JANE M. F. D. - SP

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