Ideia Legislativa
Minimizar os Estigmas e os Estereótipos das Pessoas que se encontram em Situação de Rua com o intuito de colocá- los no mercado de trabalho.
Segundo o SUAS, a População em Situação de Rua é um grupo populacional heterogênico que possuem em comum a pobreza extrema,os vínculos familiares fragilizados e a inexistência de moradia convencional. Além disso, a construção de proposta para o cuidado da população em situação de rua no Brasil tem um longo histórico de intersetorialidade. Na década de 1970 e 1980, a Pastoral do Povo de Rua, da Igreja Católica, inicia movimento de organização de pessoas em situação de rua, com enfoque para os municípios de São Paulo e Belo Horizonte. Tais iniciativas religiosas foram responsáveis por implantar casas de assistência aos então moradores de rua, organizar movimentos de representação popular, sobretudo em relação aos catadores de materiais reciclável, e realizar eventos e comemorações de mobilização social de cunho local. ( Bastos, 2003;Cândido, 2006). Diante dessa complexidade, sabemos que ás pessoas que se encontram em situação de rua são produto de um processo histórico que perpassam Décadas e Séculos de desleixo público. Com o advento da Revolução Industrial e com a implementação do Capitalismo ficou mais evidente essas problemáticas em relação a essa população estigmatizadas.
Grande Parte da População em Situação de Rua são analfabetas, são desprovidas de qualificações profissionais, tem seus vínculos rompidos por diversas circunstâncias. Na atualidade, essas pessoas ainda não conseguiram ser cidadãos conforme ratifica a Carta Magna. Além disso, a maioria dessas pessoas andam de Estado a Estado, de Município a Município com o intuito de ter uma vida de qualidade, embora ele não tenha a oportunidade devida no seu Município mas há perspectiva de ter êxito em outros Municípios. Com isso, o tempo vai passando e infelizmente grande parte dessa população ficam a mercê das Políticas Públicas de cada Município, o pior que esses Município não dão o suporte necessários a essas populações. A maioria dos Centro Pop e dos NIS respectivamente tem os sues trabalho voltados para essas população em situação de rua como efêmero e paliativo. Nessa perspectiva, os direitos dessas pessoas são negligenciados pela a própria Políticas que os protegem. A minha proposta diante dessas circunstâncias é criar o dia Nacional para pessoas em Situação de Rua, no dia 16 de novembro. Como o seu contexto histórico aponta o estigma e os estereótipos que emergiram ao longa da história, a instituição desse feriado Nacional daria mais visibilidade para essa população com o enfoque no seu resgate á cidadania e a sua ressocialização. Além disso, a ideia também fazer uma campanha juntamente com a sociedade civil com o intuito de convencimento do empresariado em relação as oportunidades de empregos a essas pessoas. Eu tenho plena convicção que a reinserção e ascensão e ressocialização das pessoas em situação de rua dependem de todos nós, e não somente das Políticas Públicas, sejam no âmbito governamental, não governamental, ratifico que todos nós somos responsáveis por essas pessoas que se encontram em situação de rua. Portanto peço o seu apoia nessa labuta tão áurea, mas também árdua, mas ainda vale apenas lutarmos por aqueles que não tem voz, são desprezíveis á sociedade
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
27/12/2016
Ideia proposta por
LUIS E. F. - RS

Confirma?