Ideia Legislativa
Excluir os juros compostos no Brasil equiparando ao resto do mundo e estimular a concorrência bancária externa para créditos privados.
Atualmente o Brasil é pouco competitivo por não se ter estímulo ao crédito de maneira consitente e coerente. Os financiamentos no país de longo prazo são extremamente caros não por uma questão de taxa de juros elevada e sim pela exponencialização de todas. Esta exponencialização vem dos tempos de inflação elevada e que não se faz necessária há muito tempo.
Trazer todos os cálculos de juros à taxas simples assim como é praticado no resto do mundo. Num primeiro momento muitos bancos poderiam ter dificuldades mas o quanto antes encarmos este problema melhor. Isso desenvolveria o país de uma forma mais eficiente. Poderia-se, inclusive, abrir a concorrência para o crédito privado vindo do exterior e outras facilidades para estimulação da concorrência assim como foi feito no setor automotivo no início dos anos 90. Com isso, a taxa de investimento no país cresceria muito mais rápido e de forma eficiente estimulando a queda da inflação propiciando a baixa de juros Selic, estimulando um cliclo virtuoso na economia.
9 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
21/12/2016
Ideia proposta por
MARCELO R. - PR

Confirma?