Ideia Legislativa
Criar um programa nacional de capacitação para a educação especial que garanta um sistema educacional inclusivo em caráter de urgência
Com a aprovação da Lei Brasileira da Inclusão (Lei 13.146/15) grande parte da população de crianças e jovens foram aceitas e matriculadas em escolas das redes pública e privada de ensino, assegurando as vagas para essa população. Porém, em vista de um ensino não inclusivo praticado até então, os educadores e profissionais da educação não realizam efetivamente a inclusão dessas crianças e jovens, por alegarem não ter formação específica, gerando inúmeros problemas tais como: problemas de comunicação (exemplo: criança surda/muda x professor que não sabe como se comunicar com ela), problemas de falta de informação (exemplo: professor não sabe o que é síndrome de Down e acha que é doença e tem a crença errada de que pela síndrome a criança não tem capacidade de aprender, quando tem), problemas de competências no preparo de material especial (exemplo: utiliza o mesmo material em sala de aula e a criança superdotada fica desmotivada), entre outros. Com um programa de capacitação em nível nacional que obrigasse e vinculasse o sistema de ensino a essa reciclagem e atualização seriam beneficiadas todas as populações de pessoas com deficiência, e também traria benefícios à educação no todo.
20% da população tem algum tipo de deficiência. É provável que todas as famílias, sem exceção, tenham pelo menos um parente direto ou indireto com alguma deficiência. A educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Com educação se trabalha mais e melhor. Com educação as pessoas têm mais oportunidades. Com a Lei Brasileira da Inclusão as crianças e jovens passaram a ser matriculadas nas escolas, mas os professores, gestores e educadores não sabem como lidar com a inclusão, gerando estresse, desgastes, problemas e traumas em todos, sobretudo nas crianças e jovens que muitas vezes não recebem nenhum tipo de atenção, sendo deixados em salas de aula sozinhos, sem comunicação. Diante desse fato, é urgente que seja criado um PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, com o objetivo específico de atualizar os professores que já atuam para que adquiram competências para a educação especial. Com esse PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL certamente todas as crianças e jovens nas escolas seriam beneficiados, não somente as crianças e jovens com necessidades especiais, pois sabe-se que hoje muitas crianças, mesmo sem deficiência, saem das escolas sem saber ler, escrever ou mesmo sem noções de matemática, ciências e demais matérias. Portanto, é necessária a criação do PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL que forneça subsídios aos educadores e profissionais da educação, para que atuem de forma mais eficaz com relação ao tema da educação inclusiva.
11 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
20/12/2016
Ideia proposta por
ROSANA B. - SP

Confirma?