Ideia Legislativa
Tornar obrigatório que os que se formam nas faculdades públicas devolvam para a sociedade o valor investido em horas de serviço voluntário.
Esta ideia legislativa tem como principal benefício fazer com que a sociedade receba um melhor retorno do investimento feito na educação pública superior de seus jovens cidadãos. Estes jovens cidadãos não serão mais vistos como uma classe privilegiada pelo Estado, pois após completarem a sua formação superior eles terão o dever(pois não deveria existir direito sem um dever correspondente) de retornar para a sociedade este investimento, na forma de um valor predeterminado de horas, a título de serviço voluntário em prol da sociedade, em área de atuação correspondente à sua formação acadêmica. Ex: O cidadão formado em matemática por uma faculdade pública pode cumprir suas horas de serviço voluntário dando aulas de reforço de matemática em escolas públicas.
Todos os jovens almejam uma formação superior de qualidade, e todos sabem que ela não é nada barata. Por isso muitos optam por buscar uma vaga nas tão desejadas faculdades públicas, para pelo menos não ter de arcar com os custos das altíssimas mensalidades. E os que conseguem entrar e alcançar a graduação, seguem suas vidas e carreiras na maioria das vezes sem retornar para a sociedade, de alguma forma, este importantíssimo investimento. Desta forma, fica proposto nesta ideia legislativa que aqueles alunos que ingressam nas faculdade públicas do país ficam vinculados, após completarem a sua formação superior, a retornar para a sociedade este investimento, na forma de um valor predeterminado de horas, a título de serviço voluntário em prol da sociedade, em área de atuação correspondente à sua formação acadêmica. Estas horas de serviço voluntário, seriam o equivalente a um "empréstimo estudantil", um investimento feito pela sociedade na formação superior do cidadão. Investimento esse que não pode ser considerado uma obrigação da sociedade, e sim um auxílio que tem a expectativa de retorno para o resultado proveitoso desta mesma sociedade. Ex: O cidadão formado em odontologia por uma faculdade pública pode cumprir suas horas de serviço voluntário prestando diversos serviços odontológicos para alunos das escolas públicas. Ex: O cidadão formado em matemática por uma faculdade pública pode cumprir suas horas de serviço voluntário dando aulas de reforço de matemática em escolas públicas.
85 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
18/11/2016
Ideia proposta por
DIMITRIUS P. - SP

Confirma?