Ideia Legislativa
Obrigatoriede de sistema dual (Legenda e Dublagem) obrigatória à todas as emissoras de televisão (abertas e por assinatura)
A ADAP (Associação de Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear), com base no censo relizado em 2010, registrou que "cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. Deste total cerca de 2 milhões possuem a deficiência auditiva severa (1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos), e 7,5 milhões apresentam alguma dificuldade auditiva. No que se refere a idade, cerca de 1 milhão de deficientes auditivos são crianças e jovens até 19 anos. O censo também revelou que o maior número de deficientes auditivos, cerca de 6,7 milhões, estão concentrados nas áreas urbanas. Já, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (2011) 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo, o que revela um quadro no qual 14,8% do total de 190 milhões de brasileiros, possuem problemas ligados à audição." Então se quisermos uma INCLUSÃO, assim mesmo - em maiúsculo - teremos que repensar os modelos usados pelos meios televisivos brasileiros.
Com a problematização exposta acima, faz-se mister que se tome uma posição clara de inclusão à essa parcela significativa da sociedade brasileira. As emissoras poderão alegar que já fazem uso do recurso chmado closed caption, contudo, esse recurso, além de não ser confiável, não atende às necessidades dos deficientes auditivos. Caso haja necessidades que envolvam valores para a adoção do novo sistema (Dual), o mesmo será irrisório frente à receita das empresas que trabalham com o audiovisual em nosso país. A proposta ora apresentada abarca a todas as transmissões, sejam em língua pátria e/ou em língua estrangeira. Desde já agradeço. Miguel Padolfi maop@bol.com.br
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/06/2016
Ideia proposta por
MIGUEL P. - MG

Confirma?