Ideia Legislativa
Lei que visará proibir que a orientação sexual e/ou identidade de gênero continuem sendo critérios para a seleção de doares de sangue.
Sob o argumento de não permitir que o sangue doado esteja contaminado com alguma doença transmíssivel, em especial DSTs, incluindo neste rol o Vírus da Imunodeficiência humana (HIV), a portaria vigente do Ministério da Saúde (PORTARIA Nº 2.712, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013) traz um rol de cuidados a serem tomados quando da coleta do material. Nos cuidados tratados pela portaria, existe a listagem de uma série de categorias de pessoas que estão inaptas a realizarem a doação. Espantosamente, trata-se como inapto temporário para realizar a doação, por 12 (doze) meses, "homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes" (art. 64, IV). Infelizmente, o que se estabelece é uma atitude discriminatória e extremente segregatória em relação à população homossexual masculina, travestis e transexuais. Hoje, sabemos que não há mais de se falar em população de risco quando estivermos tratando sobre AIDS e HIV. Trata-se de uma doença e um vírus que pode acometer qualquer pessoa, especialmente se tiver ela relação sexual desprotegida, ou ser usuária de drogas ingetáveis. A portaria estabelece norma anacrônica e deveras nociva à população homossexual brasileira.
A criação de lei proibindo expressamente que qualquer critério de orientação sexual e/ou identidade de gênero seja determiante para que hemonúcleos de tudo o país receberem, ou, o sangue do doador nestes condições, é medida necessária, especialmente para impedir que qualquer ato normativo infraestatal possa criar situação completamente vexatória, humilhante e discriminatórias entre as minorias sexuais, infringindo, inclusive, a norma suprema, a qual proibe expressamente qualquer tipo de medida preconceituosa e discriminatória. Um homossexual masculino, um travesti ou uma mulher transsexual, pelo que determinam a portaria, desde que sexualmente ativos, não podem realizar doações de sangue. Sabemos que os hemocentos de todo país sempre operam abaixo de sua capacidade, e necessitam diariamente de novas e constantes doações de sangue para manter o estoque e para atender a enorme utilização do mesmo. Restringir camadas sociais de realizem doação sanguínia, nestas condições, é algo extremente imprudente.
3 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
08/10/2015
Ideia proposta por
RAFAEL D. S. G. - SP

Confirma?