Ideia Legislativa
Vedar a incidência de impostos e contribuição social sobre armações para óculos, suas partes, lentes para óculos e lentes de contato.
A saúde é direito social a todos assegurado pela Constituição Federal de 1988, em seus arts. 6º e 196, sendo dever do Estado prover acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Entretanto, para as pessoas que tem problemas de saúde de visão, a carga tributária dificulta e impede o acesso do cidadão a óculos e artigos semelhantes, suas partes, óculos e lentes de contato.
Os problemas de visão são uma das enfermidades que mais atingem a população Brasileira, conforme identificado pelo Censo do IBGE de 2010, foi levantado que 35,7 milhões de pessoas declaram ter algum problema. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% das crianças, em idade escolar, no mundo, apresentam algum problema de visão, que estão entre as principais causas de evasão e reprovação escolar no Brasil. Os problemas de visão em adultos também são graves, uma vez que dificultam geram dores de cabeça, dificultam a leitura, limitam a inclusão digital, prejudicam o desempenho profissional, os expõe a riscos de acidentes, pioram a sua qualidade de vida. A situação é tão grave que a falta de acesso a óculos encabeçou a lista das maiores causas da cegueira no país, de acordo com pesquisa que foi divulgada em 2008 no 18º Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. A principal dificuldade de acesso aos óculos são os altos preços pagos pelos pacientes no devido a alta carga tributária do Brasil, que, no caso dos óculos, representa 45% do preço final do produto ao consumidor, segundo dados da FIEPR (http://www.fiepr.org.br/sombradoimposto/FreeComponent14466content115735.shtml ). Neste sentido, para garantir ao amplo acesso a saúde, é imperativo que seja vedada a incidência de impostos e contribuição social sobre armações para óculos e artigos semelhantes, suas partes, óculos e lentes de contato, utilizados para correção de problemas de visão.
7 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
27/01/2015
Ideia proposta por
SAMUEL D. F. J. - SP

Confirma?