Interlegis recebe deputados de Rondônia

Os parlamentares rondonienses ficaram impressionados com os produtos ofertados pelo Senado/Interlegis para os legislativos
05/08/2021 16h10

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia estiveram nessa quinta-feira (05/08) na sede do Interlegis, em Brasília, para conhecer os softwares e as Oficinas ofertados por esse órgão do Senado, voltado para a capacitação dos legisladores municipais e estaduais. Os deputados Leonardo Cavalheiro e Ricardo Gil foram recebidos pelo Coordenador-Geral, Luís Fernando Machado; pelo Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, David Varchavsky; e pelo Chefe do Serviço de Infraestrutura Tecnológica, Vítor Choi.

e-Democracia impressiona deputado
Gil manifestou especial interesse na e-Democracia, uma plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados e que é ofertada pelo Programa Interlegis visando a fomentar a interação entre parlamentares e cidadãos, fortalecendo a representatividade do mandato. Acompanhado pelo colega Leonardo Cavalheiro, Gil acompanhou uma demonstração realizada pelo servidor Adalberto de Oliveira, um dos facilitadores das Oficinas Tecnológicas do Interlegis. O deputado ficou impressionado: "Mais do que um instrumento de fortalecimento da democracia em níveis municipal e estadual, a plataforma é uma ferramenta para o fortalecimento de uma consciência cidadã em nossa sociedade", disse Gil.

Oficinas despertam interesse
Já Leonardo Cavalheiro quis saber mais sobre as Oficinas Interlegis, oferecidas em modo virtual nesses tempos de pandemia: "Assim que retornarmos a Porto Velho vamos fazer a solicitação do Acordo de Cooperação Técnica junto ao Interlegis. Dessa forma, esperamos ver realizadas em nosso estado, logo que possível, as Oficinas de Marcos Jurídicos, de Articulação e Compilação de Textos Legais, e de Comunicação Integrada", concluiu o deputado.

O estado de Rondônia

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados de Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul. O estado possui 52 municípios e ocupa uma área de 237 590,547 km². Sua capital e município mais populoso é Porto Velho, banhada pelo rio Madeira. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. É o único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, no caso, o Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva seu nome. O estado é o terceiro mais rico da Região Norte, responsável por 11% do PIB da região (Fonte: Wikipedia).