Câmara de Birigui-SP firma acordo com o Interlegis

Oficinas de Portal Modelo, SAPL e Marcos Jurídicos já estão agendadas para este final de ano.
10/11/2021 14h25

O presidente da Câmara Municipal de Birigui-SP, Cesar Pantarotto Junior, e a diretora daquela Casa, Marineuva Alves de Souza, estiveram na sede do Interlegis, em Brasília, para conhecer os produtos e serviços ofertados por esta Escola de Governo. Saíram bastante satisfeitos com o que viram e com o Acordo de Cooperação Técnica já assinado, passo inicial para a solicitação das Oficinas Interlegis.

Birigui lidera uma frente parlamentar formada por 43 municípios paulistanos. Pantarotto Junior reforçou a intenção de levar conhecimento e capacitação aos servidores e parlamentares dessa agremiação legislativa aproveitando a localização geopolítica privilegiada – oeste do Estado – e a proximidade de municípios como Araçatuba, Novo Horizonte, Andradina, Penápolis e Buritama: “Estamos à frente de um mandato bienal na Câmara de Birigui. Queremos deixar uma marca positiva em nossa passagem. Essa marca é a do conhecimento, a da transparência e a da modernização que o Interlegis oferece de forma gratuita à nossa administração e aos municípios que compõem a frente parlamentar”, explicou o presidente.

Diretora da Câmara Municipal de Birigui, Marineuva de Souza fez questão de destacar a parceria com o Interlegis como fator de estímulo ao trabalho legislativo no município. Segundo ela, Birigui está pronto para ser vetor da missão do Interlegis na região: “Acabamos de construir uma nova sede, confortável e funcional. Temos um auditório para 330 pessoas; bem acomodadas. Com o esforço do presidente Cesar na direção da frente parlamentar, funcionaremos como município polo sediando Oficinas e outros eventos promovidos pelo Interlegis”, apostou Marineuva.

Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, David Varchavsky mostrou-se feliz com mais uma parceria de peso: “Birigui, por si só, já é um município extremamente importante no oeste paulistano. Quando o presidente de sua Câmara Municipal nos procura para firmar o Acordo de Cooperação Técnica e acena com a possibilidade de trazer à parceria conosco outros 42 municípios, isso demonstra um reconhecimento enorme ao trabalho do Interlegis”, comemorou Varchavsky.

Além da assinatura do ACT, Birigui saiu do encontro com três Oficinas Interlegis já agendadas. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

Portal Modelo:

- prioritariamente para servidores de Comunicação com conhecimento em mídias sociais e internet;

- para servidores do setor administrativo que acessam e pesquisam na internet;

- para servidores de Informática na multiplicação do conhecimento entre os colegas da Casa Legislativa.

SAPL:

- prioritariamente para servidores de processo legislativo com algum conhecimento de informática;

- para os servidores do setor administrativo que atuam no processo legislativo;

- para parlamentares e para servidores que realizam as sessões legislativas;

- para servidores de Informática na multiplicação do conhecimento entre os colegas da Casa Legislativa.

Marcos Jurídicos:

- direcionada ao público amplo, apesar da alta adesão de parlamentares e servidores que estejam debatendo mudanças no Regimento Interno da Câmara e/ou na Lei Orgânica Municipal. Também podem participar servidores de prefeituras, universidades e demais órgãos municipais e estaduais.

- Paloma Castro, supervisão David Varchavsky