Reunião Pedagógica suscita iniciativas para aprimorar curso de Orçamento Público

Em reunião pedagógica virtual realizada na terça-feira (03), diversas sugestões foram apresentadas visando trazer melhorias para o curso de Orçamento Público
06/08/2021 18h15

Professores e coordenadores do Curso de Orçamento Público ILB 2021 (OP 21) se comprometeram a aprimorar o nível do curso, garantindo que tanto alunos regulares quanto especiais possam interagir e aprender juntos de forma equiparada. Em reunião pedagógica virtual realizada na terça-feira (03), diversas sugestões foram apresentadas visando trazer melhorias para o curso, como elaboração de um Glossário wiki e ações de nivelamento do conhecimento.

“A minha disciplina é especialmente desafiadora pois exige que o aluno tenha compreensão do ciclo orçamentário como um todo”, afirmou a Professora Doutora Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos, que está ministrando Políticas Públicas e Orçamento no Contexto Brasileiro (OP05). A disciplina abriu o segundo semestre letivo, no último dia 2.

Rita de Cássia optou por aplicar seu conteúdo ao mesmo tempo em que promove um nivelamento “subliminar” dos alunos, tanto regulares quanto especiais, pelo qual vai apresentando os conceitos básicos ao longo das aulas.Reuniao 02

A Pedagoga da Coordenação de Ensino Superior (COESUP/ILB), Telma Venturelli, deu uma sugestão que todos aprovaram: os professores poderão elaborar podcasts e pequenos vídeos, com os conceitos básicos do curso, a serem publicados nas plataformas de conteúdo para dissipar dúvidas estudantis quanto aos conceitos básicos.

O Professor Doutor João Pederiva, que ministrou a disciplina Processo Legislativo Orçamentário (OP-04) em julho e que voltará em breve com a Contabilidade Pública (OP-07), apresentou diversas sugestões para promover o nivelamento. Entre elas,  um Glossário Wiki, que já começou a implantar na Plataforma Saberes e que será estendido para o site da Escola de Governo do ILB.

O Professor Mestre Luciano Henrique da Silva Oliveira, responsável pela futura disciplina Fiscalização e Controle (OP-08), afirmou que está preparando textos de base para subsidiar os alunos que forem cursar sua disciplina. Esse material será disponibilizado na Plataforma Saberes e no site da Escola de Governo do ILB.

O Professor Mestre Rafael Inácio de Fraia e Souza, da disciplina Execução Orçamentária e Financeira (OP 06), disse estar disposto a participar de ações voltadas para diminuir o desnível de conhecimento entre os alunos regulares e os especiais, muitos dos quais advindos de órgãos municipais e estaduais e sem experiência profissional ou acadêmica, especialmente diante do aprofundado conteúdo exigido no curso de pós-graduação.

“No primeiro semestre aprendemos com algumas situações que ficaram aquém do esperado. Estamos procurando maior engajamento dos corpos discentes e docentes, e acredito que estamos no caminho certo, com um curso bom, que busca atingir objetivos e que só terá a melhorar daqui pra frente”, avaliou o Coordenador-Geral do curso, Ricardo Suganuma.

O Coordenador Pedagógico Pedro Ramirez ofereceu importantes sugestões ao longo da reunião pedagógica. Entre as quais, oferecer curso livre de Orçamento Público mediante o formato de ensino a distância. Nesse sentido, a Coordenação de Capacitação, Treinamento e Ensino (COTREN/ILB) oferece há décadas cursos em EaD de qualidade para servidores públicos do Senado e de órgãos conveniados de todo o país, com didática e conteúdo constantemente atualizados.

O Coordenador de Educação Superior do ILB, Floriano Filho, destacou a importância do aprimoramento constante dos cursos da Escola de Governo do Senado. “É um esforço que temos feito de forma continuada desde que assumimos o leme da instituição.”

Todos os professores citados neste artigo são consultores do Senado Federal. Participaram ainda da reunião pedagógica integrantes da equipe do Serviço dos Cursos de Pós Graduação da Coordenação de Ensino Superior (SEPOS/COESUP/ILB).