O Brasil precisa de um Sistema Nacional de Educação

A adoção de um Sistema Nacional de Educação (SNE) foi um dos temas abordados na segunda edição do Programa Educação Federal.
10/08/2021 20:48
O Brasil precisa de um Sistema Nacional de Educação

CE 02

 

A adoção de um Sistema Nacional de Educação (SNE) foi um dos temas abordados na segunda edição do Programa Educação Federal. Transmitido pela Rádio Senado, na segunda-feira (09), às 21h, o noticioso tem produção e apresentação de Floriano Filho.

A educação brasileira ainda não tem um sistema nacional como é o caso do setor de saúde. Existem propostas em discussão no Congresso Nacional para criar um modelo permitindo a articulação entre União, Estados e Municípios.

O “Educação Federal” conversou com o senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Ele acredita que o sistema é fundamental para o planejamento educacional no país.

O senador piauiense também analisou o andamento do Plano Nacional de Educação.

Aprovado pelo Congresso Nacional em 2014, o plano nacional previu 20 metas a serem atingidas até 2024. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep, publicou  no ano passado um relatório de avaliação do plano, medindo 57 indicadores.

Embora o documento reconheça avanços, a conclusão geral é de que os resultados até aqui estão bem abaixo do desejado. Para Floriano Filho, “o Brasil precisa planejar melhor e aperfeiçoar o modelo atual se quiser melhorar a situação da educação no país”.

O programa

Por meio do novo programa, a Rádio Senado abre espaço para a educação, além de avanços e inovações na ciência e tecnologia.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, e também está disponível na página da Rádio Senado (https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal).

Fotos: Leopoldo Silva - Agência Senado