Ministro defende amplo acesso à educação superior com empregabilidade

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu mais acesso à educação superior e informou que o ministério quer criar a primeira universidade digital do país.
30/09/2021 16:26
Ministro defende amplo acesso à educação superior com empregabilidade

Miistro educacao 02

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu mais acesso à educação superior e informou que o ministério quer criar a primeira universidade digital do país. Durante audiência pública no Senado, ele afirmou que o governo está aumentando o orçamento das universidades federais e dos institutos técnicos, mas ressaltou que não adianta ter um diploma na parede e continuar desempregado.

O assunto foi tema do Programa Educação Federal, transmitido pela Rádio Senado às segundas-feiras, 21h e disponível no site https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal. A produção e apresentação é do professor e jornalista Floriano Filho.

“Um grande desafio para os jovens atualmente é encontrar um emprego que una bom salário e realização profissional. O ensino superior precisa ajudar a alcançar os dois objetivos”, afirmou Floriano.

Na primeira audiência pública no Senado, o ministro revelou o quadro precário no qual o atual governo encontrou na estrutura educacional brasileira. Mais de quatro mil obras paradas, falta de recursos para alunos com deficiência desde 2012, dinheiro público desperdiçado, milhares de escolas sem esgoto, água ou energia elétrica, atrasos no Plano Nacional de Educação.

O "Educação Federal” fez uma síntese dos principais pontos apresentados pelo ministro Milton Ribeiro durante a audiência pública que durou cerca de quatro horas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Fotos: Roque de Sá, Agência Senado