ILB alcança recorde de alunos matriculados em nível superior em 2021

A Coordenação de Educação Superior (COESUP) fechará 2021 como o ano mais produtivo da história do ILB em quantidade de alunos matriculados em cursos de pós-graduação.
19/10/2021 11h55

A Coordenação de Educação Superior (COESUP) fechará 2021 como o ano mais produtivo da história do ILB em quantidade de alunos matriculados em cursos de pós-graduação. De fevereiro a outubro, são 279 servidores do Senado Federal e de órgãos parceiros inscritos nos treinamentos oferecidos em nível superior, nas modalidades de Especialização e de Extensão. Esse total representa mais que o dobro do que a soma dos dois anos mais produtivos do Instituto até então, 2016 e 2018 (Confira a relação completa dos cursos por ano em um link no final do texto).

A Especialização em Orçamento Público, iniciada em abril e com término previsto para dezembro do ano que vem, inscreveu 42 alunos regulares e, até o momento, 33 não regulares. Uma segunda especialização, em Poder Legislativo e Direito Parlamentar, está em fase de seleção de alunos, mas quando iniciar em novembro contará com 50 regulares.

Fecorde alunosQuanto aos cursos de Extensão de nível superior, as duas edições de Mídias Sociais e Poder Público, uma em cada semestre, contabilizaram 120 inscritos. Uma terceira extensão, Poder Legislativo e Defesa Nacional”, efetuada em parceria com a Escola Superior de Defesa (ESD), somou 34 matriculados.

“Ficamos com a sensação de dever cumprido ao ver tantos alunos procurando os nossos cursos no ILB”, declarou o coordenador da COESUP, Floriano Filho.

On-line

Diversos fatores contribuíram para alcançar quantidades tão expressivas de alunos. A pandemia do COVID 19 obrigou empresas e instituições de todo o mundo a adotarem o modelo virtual. A COESUP também abraçou esse desafio: desde setembro do ano passado tem usado o modelo de videoaula (não se trata do tradicional EaD, e sim de aulas transmitidas remotamente). Essa tarefa não seria possível sem o imprescindível auxilio e o incondicional apoio das demais coordenações e da Direção-Executiva do ILB.

Ao elevar o número de alunos além dos limites físicos até então impostos pelas salas de aula (no máximo 30 alunos), o ensino on-line permitiu a democratização do conhecimento para todas as regiões do país. Os cursos, até então restritos a Brasília, puderam ser oferecidos a servidores de órgãos de todo o país que mantêm acordo de cooperação com o ILB, muitos dos quais já firmados pelo programa Interlegis.

Dessa forma, a Especialização em Orçamento Público acolheu alunos especiais provenientes de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todas as partes do Brasil, incluindo localidades como Porto Alegre (RS), Manacapuru (AM), Corinto (MG), Tibau do Sul (RN), e muitas mais.

O ILB também incrementou a oferta de produtos educacionais, abrindo este ano vagas em cursos muito aguardados. Esses cursos são ímpares tanto pelo modelo do treinamento, como pela qualidade dos professores e do conteúdo ofertado.

Cursos como “Mídias sociais e Poder Público” (extensão), “Poder Legislativo e Defesa Nacional” (extensão) e “Poder Legislativo e Direito Parlamentar” (especialização) não possuem concorrentes no mercado, mesmo em instituições de ensino superior privadas. Tais capacitações são extremamente demandadas por assessores parlamentares e suprem lacunas na formação do servidor público federal, em especial do Poder Legislativo.

Ao garantir uma oferta maior de cursos de altíssimo nível, o ILB cumpre seu papel de preparar e treinar servidores do Senado e de instituições parceiras para o desafio de assessorar parlamentares e de aprimorar políticas públicas na missão de conduzir o país no rumo da democracia e do progresso.

Relação de alunos regulares e não regulares matriculados nos Cursos de Nível Superior do ILB entre 2013 e 2021.