Consultora do Senado ministra curso sobre o papel do parlamento na política externa

O programa abordará conhecimentos executivos para um melhor desempenho de missões diplomáticas de cooperação política e econômica
09/06/2021 13h35

Com foco no pessoal diplomático e consular das missões permanentes e transitórias em Brasília, o curso oferecerá conhecimentos executivos e úteis para que as missões diplomáticas possam melhor compreender o processo decisório nacional nos temas de relevância para o desempenho de suas atividades de cooperação política e econômica. O curso "O Papel do Parlamento na Política Externa" se encontra em sua terceira edição, tendo sido oferecido pela Associação de Consultores Legislativos e de Orçamentos do Senado Federal (ALESFE), em parceria com o ILB/Interlegis, e pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal, nos idiomas português, francês e inglês.

O programa será ministrado por Clarita Maia, consultora legislativa do Senado Federal desde 2003. Clarita é doutora em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Possui certificações Business Law e LLM Law e Technology pela Universidade de Berkley, além de especializações em Direito Internacional dos Conflitos Armados, em Regime do Sistema Multilateral do Comércio, em Câmbio e Comércio Exterior e em Direito Constitucional. Segundo Clarita Maia, os participantes verão “matérias de interesse para as relações bilaterais, entenderão as dinâmicas negociais do parlamento brasileiro e identificarão os principais stakeholders”.

Em formato de webinário, o conteúdo será ministrado em português e inglês e tem início previsto para 18/6 e 25/6, respectivamente. Diplomatas estrangeiros, funcionários de câmaras de comércio e demais interessados que não se encaixam nesse público podem se matricular. As aulas ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, o que totaliza 6 horas diárias. A plataforma mediadora será a Microsoft Teams. Para participar é preciso ter acesso à internet em qualquer dispositivo eletrônico, seja computador, celular ou tablet. As inscrições são gratuitas.

Inscrição

O prazo de inscrição vai até o dia 17/06.

Para o curso em português, no dia 18/06, inscreva-se aqui.

Para o curso em inglês, no dia 25/06, inscreva-se aqui.