ABED estuda lançar Grupo de Trabalho sobre Escolas de Governo
Coordenadora da Cotren, Junia Melo; presidente da ABED, João Mattar; chefe do SEPOS, Messias de Queiroz; chefe do SEED, Claudio Cunha e analista Samuel Barguil
Servidores públicos se reuniram para solicitar que a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) organize um Grupo de Trabalho sobre as Escolas de Governo na Educação a Distância (EaD). A sugestão foi bem acolhida, e o lançamento deste GT pode ocorrer inclusive no próximo Congresso Internacional da ABED (29º CIAED), agendado para Brasília, DF, de 15 a 19 de setembro.
Segundo o requerimento que foi enviado à ABED, o objetivo deste GT é abordar questões relacionadas à modalidade de Educação a Distância (EaD) nas escolas corporativas das instituições governamentais brasileiras, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
A existência das E-govs está disciplinada na Constituição Federal, Art. 39, 2º: Porém, muito antes de promulgada a Constituição, instituições vinculadas a órgãos públicos já se incumbiam da tarefa de treinar, formar e capacitar servidores públicos para o exercício de suas atribuições legais. Consolidadas, as E-govs são estratégicas para alavancar o aprimoramento profissional e acadêmico de centenas de milhares de servidores públicos brasileiros, nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal.
A proposta de GT no âmbito da ABED tem as seguintes finalidades:
I – identificar e compreender os desafios específicos que as escolas de governo enfrentam para adotar EaD e implementar práticas de educação híbrida.
II – entender as variações nas necessidades e desafios das E-govs de acordo com suas características regionais e institucionais.
III – buscar interlocução junto às empresas e fornecedores de insumos e TI para que haja sensibilização quanto às características próprias do setor público.
IV - sugerir soluções para os principais obstáculos que as E-govs enfrentam na adoção da EaD, tendo em vista o compromisso com a coisa pública, a transparência, a inovação e a integração social na era contemporânea.
V – organizar participações específicas voltadas ao público das E-Govs em eventos oficiais da ABED.
VI – propor pesquisas com o objetivo de identificar as características dos profissionais administrativos, docentes e discentes das E-govs.
VII - desenvolver estratégias que possibilitem a capacitação continuada dos profissionais integrantes das E-govs.
A metodologia de trabalho sugerida é a de reuniões setoriais e regionais periódicas, de modo a agregar os principais atores do segmento.
Espera-se identificar os principais desafios e perspectivas comuns à educação corporativa, Educação Superior, EaD e sistema híbrido de ensino, bem como detectar problemas de maior porte nos diversos setores contemplados. Todos estes elementos propiciarão um framework inédito até então da área, possibilitando o mapeamento de soluções e de caminhos que apontem para um avanço significativo no desenvolvimento da EaD nas escolas corporativas como um todo.