A educação profissionalizante estagnou no Brasil
O programa Educação Federal desta semana trouxe para os ouvintes da Rádio Senado, às 21h de segunda-feira (23), a realidade decadente do ensino profissionalizante no país. O programa é produzido e apresentado pelo jornalista e professor Floriano Filho.
Entre 2020 e 2021, caiu o número de estudantes que não trabalham nem procuram emprego. Por outro lado, cresceu o percentual de alunos que estão procurando por uma oportunidade no mercado de trabalho.
“O Brasil precisa rever urgentemente essa tendência e fazer melhores mapeamentos das reais necessidades do mercado de trabalho, permitindo o casamento entre os interesses dos que buscam oportunidades no mercado de trabalho e os das empresas”, afirmou o apresentador.
A situação do ensino profissionalizante no país torna o quadro ainda mais preocupante. Em 2019, a integração da educação básica com o ensino profissional não passou de 1,6%.
No nível médio, as matrículas na educação profissional técnica de nível médio de 2013 a 2019 cresceram consideravelmente, na casa dos 17%. Mas ainda foi uma expansão que ficou abaixo da metade prevista no Plano Nacional de Educação.
Sem a recuperação do ensino técnico-profissionalizante será difícil oferecer a jovens e adultos um ofício especializado, reduzindo o fosso entre desempregados e a demanda das empresas.
O “Educação Federal” conversou sobre o assunto com Marcelo Ottoni, consultor legislativo para educação no Senado Federal. Ele defende maiores investimentos no setor para o ensino profissionalizante, explica o que deu errado e sugere novos caminhos para o setor.
Inovação
Por meio deste programa, a Rádio Senado abre espaço para a educação e os avanços na ciência e tecnologia. Outros temas a serem apresentados em notícias e análises são o setor de ensino e a inovação científica.
O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, e também está disponível na página da Rádio Senado (https://www12.senado.leg.br/radio/1/educacao-federal).
Fotos: Tomaz Silva, Ag. Brasil (capa); Hedeson Alves/SEED