Áreas de apoio à pesquisa no Senado Federal

Biblioteca

Criada em 1826, a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, pertencente ao Senado Federal, possui um acerco físico de mais de 3 milhões e meio de obras, sendo considerada a maior do Brasil na área de Direito Legislativo e se colocando dentre as principais bibliotecas do país no campo das Ciências Sociais.

Cabe ressaltar ainda o expressivo acervo digital da Biblioteca. Tal coleção contém publicações, em texto integral, de obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos, todos facilmente acessíveis pelo site da Biblioteca Digital. Em 2006, foi criada a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF), com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das  publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo.

Arquivo

O Arquivo do Senado possui um dos mais importantes acervos do país, documentos que registram a história brasileira e retratam a atividade legislativa dos parlamentares do Senado e Congresso Nacional desde a antiga sede do Senado, no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro até os dias atuais. O acervo documental do Senado Federal é composto por aproximadamente 43 mil caixas (7,5 mil metros lineares) de documentos produzidos e recebidos pelas atividades-meio (documentos administrativos) e atividades-fim (documentos legislativos) que datam de 1788 aos tempos atuais.

O acervo legislativo é composto pelos projetos, proposições e demais documentos legislativos previstos nas Constituições vigentes ao longo da história do Poder Legislativo brasileiro, bem como no Regimento Interno do Senado Federal e no Regimento Comum do Congresso Nacional. Conta com aproximadamente, 152 mil documentos textuais, um acervo fotográfico com mais de 40 mil imagens, em suporte papel, desde a antiga sede do Senado, no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro até 1998. 

O acervo administrativo é composto pelos documentos produzidos e recebidos no exercício das atividades-meio do Senado, que não estão mais em uso corrente pelas unidades setoriais. Os documentos custodiados e preservados pelo Arquivo do Senado são únicos, originais e são consultados por historiadores, pesquisadores, profissionais, instituições e são de extrema importância para o resgate da memória e cidadania da sociedade brasileira.

Todo este acervo pode ser consultado na sede do Arquivo do Senado Federal, pela internet ou solicitado ao Arquivo via e-mail ou formulário.

DataSenado

O Instituto DataSenado foi criado em 2004 com a missão acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública brasileira sobre o Senado Federal, a atuação parlamentar e temas em discussão no Congresso Nacional.

Nesse período, o DataSenado ouviu mais de 4 milhões de cidadãos sobre temas como violência doméstica, segurança pública, reforma política, meio ambiente, violência contra a juventude negra e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os dados levantados pelo DataSenado têm auxiliado em decisões de parlamentares e contribuído para uma melhor compreensão sobre como pensa a população brasileira.

Agência Senado (Banco de Imagens)

Criada em 1997, a Agência foi um dos primeiros canais de notícias do setor público na internet. Desde então, faz a cobertura de todas as atividades legislativas do Senado Federal, contribuindo para a transparência da Casa e para o fortalecimento da democracia.

São mais de 500 mil fotografias publicadas no Flickr, o banco de imagens oficial da Agência Senado de Notícias. As imagens disponibilizadas em alta resolução são resultado da cobertura jornalística das atividades legislativas e institucionais do Senado Federal. Todas as fotografias têm licença livre para utilização, basta que seja dado o devido crédito.