Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Comunicação Legislativa" (Edição 2014)

08/04/2022 10h55

 

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa, tem objetivo de formar profissionais altamente qualificados nessa área e estimular, também, a criação e a sistematização de novos conteúdos, por meio das pesquisas produzidas pelo corpo docente e discente da Instituição. Quando se pensa na formação de especialistas em Comunicação Legislativa, busca-se, além da ampliação do saber técnico, o desenvolvimento de novas competências e habilidades na área, que permitam tanto a correta associação da teoria à prática, quanto o aumento da capacidade dos indivíduos intervirem positivamente na dinâmica das Instituições. O curso foi estruturado a partir de 10 disciplinas, com duração de 24, 36 ou 48 horas/aula, mais uma disciplina intitulada “Seminários de Comunicação Legislativa”, de 12h, perfazendo o total de 360 horas/aula. As disciplinas estão estruturadas em dois módulos: Módulo de Formação Básica, com disciplinas introdutórias e correlatas à área de comunicação e Módulo de Formação Complementar, com disciplinas específicas do campo da comunicação, com ênfase no legislativo. As disciplinas Introdução aos Estudos Legislativos e Metodologia de Pesquisa serão ministradas em todos os cursos de especialização. Deve-se notar, ainda, que as disciplinas definidas na grade do curso buscam o entrosamento entre as perspectivas teóricas e práticas do saber da comunicação o que permitirá a análise e compreensão crítica da realidade, bem como a elaboração de melhores estratégias de atuação. A concepção do Programa de formação aqui abordada busca a melhoria da formação do agente público que atua no Poder Legislativo, possibilitando a aquisição de novas competências, habilidades e atitudes mais adequadas aos dias de hoje, respeitando não somente a necessidade de cumprir de modo mais eficiente seu papel, mas, principalmente, os objetivos do parlamento e sua importante atuação no fortalecimento da democracia brasileira.

 

Carga horária: 360 horas

Objetivo Geral:

O Curso de Pós-Graduação o em Comunicação Legislativa tem por objetivo a formação de servidores capazes de incorporar novas técnicas e tecnologias aos processos comunicativos desenvolvidos no âmbito do Poder Legislativo, agregando a seus quadros funcionais novas habilidades e competências, essenciais ao melhor cumprimento de seu papel institucional, aprimorando tanto seu lado técnico-profissional quanto o ético-comportamental, de modo que possam apresentar contribuições efetivas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de comunicação desenvolvidas pelas Casas Legislativas brasileiras, voltadas para o fortalecimento da democracia e para o pleno exercício da cidadania.

Objetivos Específicos:

  • Levar o aluno à reflexão crítica sobre a realidade da comunicação pública no legislativo, fundamentando-se numa visão histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica;
  • Qualificar os servidores para a realização de pesquisas e estudos específicos na área da comunicação legislativa;
  • Contribuir para a formação de profissionais multiplicadores do conhecimento sobre a comunicação legislativa;
  • Possibilitar que os servidores alcancem eficiência e eficácia em suas atuações na comunicação pública legislativa.

Público-alvo:

O público-alvo são, preferencialmente, os servidores dos três níveis do Poder Legislativo e de outros órgãos conveniados, de acordo com o limite de vagas fixado para cada curso. A proposta é de 35 alunos por curso.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Período de realização: 10/02/2014 a 10/08/2015

Disciplinas:

Nome da Disciplina

Carga Horária

Professor(a)

Titulação do(a) professor(a)

Introdução aos Estudos Legislativos

24 horas Rodrigo Barbosa da Luz Mestre
Metodologia de Pesquisa I 24 horas Ilana Trombka Mestre
Metodologia de Pesquisa II 24 horas Jefferson Luís Colombo Dalmoro Mestre
Fundamentos de Ciência Política 24 horas Dalva Maria Souza Moura Mestre
Estudos da Comunicação 36 horas José Floriano Pereira Lima Filho Mestre
Meios de Comunicação e Realidade Brasileira Contemporânea 36 horas José Paulo Nunes Cordeiro Tupynambá Mestre
Comunicação Política 36 horas Valéria Ribeiro da Silva Franklin Almeida Mestre
Jornalismo Legislativo 36 horas Luiz Carlos Santana de Freitas Mestre
Comunicação Pública no Legislativo 36 horas Ana Lúcia C. Romero Novelli Doutor
Comunicação Pública Eletrônica no Legislativo 36 horas Eleonora Stanziona Viggiano Mestre
Gestão Estratégica da Comunicação 36 horas Pedro Augusto Ramirez Monteiro Mestre
Seminários de Comunicação Legislativa 12 horas Ana Lúcia C. Romero Novelli Doutor

 

Notícias do curso:

  • Instituto Legislativo Brasileiro recebe autorização do MEC para oferecer cursos de pós-graduação (29/11/2012);
  • Formatura do Curso de Pós-Graduação das turmas de Comunicação Legislativa e Ciência Política do Instituto Legislativo Brasileiro (29/10/2015);
  • Grupos de Estudos Acadêmicos (14/09/2016);
  • Pronunciamento de Hélio José (29/03/2017).
  •  

    Documentação do curso: