Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa - Edição 2024
Matrícula dos aprovados será de 5 a 16 de maio de 2025
Conforme preconizado no item 8.1 do Edital nº 1/2024-ILB/SF, o ILB está publicando a relação definitiva dos aprovados no processo seletivo discente para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024 - ILB/SF.
O período de matrícula será de 5 a 16 de maio de 2025. Recomenda-se ao candidato aprovado que NÃO PERCA O PRAZO DE MATRÍCULA, para não perder sua vaga. Providencie os documentos a seguir para que possa efetuar sua matrícula dentro do período definido.
Recomendamos que organize os documentos em 2 (dois) blocos separados, na ordem abaixo, conforme item 9 do Edital nº 1/2024-ILB/SF:
Primeiro Bloco:
I - ficha de matrícula devidamente preenchida, conforme Anexo VII do Edital;
II - carteira de identidade (RG) e CPF;
III - diploma de conclusão de curso de graduação cursado;
IV - 1 (uma) foto 3x4 recente, digital, formato pdf;
V - certificado de reservista das Forças Armadas, para homens maiores de 18 (dezoito) anos;
VI - título de eleitor e comprovante de quitação junto à Justiça Eleitoral;
VII - comprovação de vinculação funcional à instituição a que se destinou a vaga;
VIII - termo de Cessão de Conteúdo, Uso de Imagem e Outras Avenças, conforme Anexo X do Edital.
IX - em caso de pessoa com deficiência (PcD), no ato da matrícula, o candidato deverá declarar no Anexo VII deste Edital e encaminhar em formato PDF o laudo médico ou laudo equivalente expedido pelo profissional da saúde (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional) competente que comprove a necessidade de assistência especial. O laudo deverá conter o registro do Conselho Regional Profissional, assinatura, carimbo legível do emissor e data de emissão, espécie, grau e/ou nível de deficiência do participante, além do comprometimento funcional e necessidade de adaptações. Caso o comprometimento funcional seja irreversível, ou seja, deficiência permanente, a validade do comprovante será indeterminada.
Segundo Bloco:
I - Termo de Responsabilidade do Discente de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme Anexo IX do Edital;
II - autorização da chefia imediata e do(a) diretor(a) da área ou superior hierárquico equivalente, conforme Anexo VIII do Edital.
Os termos de autorização e as fichas a serem preenchidas podem ser baixados por meio dos links para downloads que estão no rodapé desta página. Em caso de dúvidas, colocamo-nos à disposição para auxiliá-lo(a), pelos telefones 3303-4702/4701, ou pelo e-mail sesea@senado.leg.br.
Resultado final
Resultado final do processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa
Resultado preliminar
Informações para a realização da prova discursiva
Convocação para a prova escrita em 14/03/2025
As inscrições dos candidatos a alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024 (CL 2024) foram homologadas em 25/02/2025. Por conseguinte, a prova escrita está agendada para sexta-feira (14/03), às 15:00. Confira a íntegra dos dois documentos nos links acima.
O Edital de Seleção Discente, bem como suas atualizações, estão disponíveis em links abaixo, com todas todas as informações para a realização da prova. Nesse sentido, também dispomos dos links com os detalhes da Bibliografia Básica para a realização da prova, bem como o formulário de recurso para revisão da nota atribuída na seleção.
EDITAL Nº 02/2024 - ILB/SF - RETIFICAÇÃO
EDITAL N° 01/2025 - ILB/SF - 2ª RETIFICAÇÃO
Anexo V – Bibliografia Básica Para a Prova Discursiva
Anexo VI – Formulário de Recurso para Revisão de Nota Atribuída na Seleção
Informações gerais sobre o curso
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa (Edição 2024) visa o desenvolvimento profissional dos servidores do Senado Federal e dos órgãos parceiros (Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre outros).
Os conteúdos definidos pretendem propiciar a formação de especialistas em Comunicação Legislativa por meio da produção e difusão do saber técnico-científico, bem como do desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes mais adequados às demandas da atualidade. Baseia-se na compreensão de que o aperfeiçoamento da dimensão comunicativa do trabalho é para as organizações um dos pilares de sustentação da estratégia organizacional e para o Parlamento, em especial, de fortalecimento da democracia brasileira.
O curso propõe subsidiar, dentro do Poder Legislativo, a atuação dos servidores no contexto da comunicação no Século XXI: eletrônica, versátil, com responsabilidade social, em tempo real e direta.
Carga horária: 360 horas/aula entre atividades presenciais e remotas, além de 60 horas/aula para elaboração e defesa do TCC.
Objetivo geral: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa (Edição 2024) tem como objetivo formar profissionais especializados na área de Comunicação Legislativa por meio do desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais ao aprimoramento técnico-profissional e ético-comportamental no contexto das novas mídias e das práticas contemporâneas de interação social.
Objetivos específicos:
- Abordar conhecimentos atualizados, inclusive suas implicações políticas, sociológicas e legais no âmbito da Comunicação Legislativa;
- instigar reflexões crítico-analíticas fundamentadas sobre questões contemporâneas da Comunicação Social em suas ramificações legislativa, política e institucional;
- incentivar a postura proativa dos discentes e dos docentes na compreensão de problemas comunicacionais e na proposição de soluções no âmbito laboral;
- analisar, com base em subsídios teórico-conceituais e empíricos, o contexto comunicacional emergente e sua relação com os processos regulatórios;
- promover o debate sobre a ética do comunicólogo, em suas vertentes profissional, pessoal e institucional;
- oportunizar a formulação de ações, de projetos e de programas em consonância com a situação atual da comunicação, considerando as significativas transformações que estão transcorrendo na sociedade;
- produzir conhecimentos aderentes à realidade do Congresso Nacional, em atenção aos preceitos democráticos e ao pleno exercício da cidadania;
- fomentar a pesquisa científica no Senado Federal e nos órgãos parceiros;
- contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das funções do Poder Legislativo.
Público-alvo: Serão disponibilizadas 45 (quarenta e cinco) vagas, das quais 70% (33 vagas) serão destinadas, prioritariamente, para servidores do Senado Federal, 10% (4 vagas) serão ofertadas, prioritariamente, para servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), 10% (4 vagas) serão dirigidas, prioritariamente, a servidores da Câmara dos Deputados (CD) e 10% (4 vagas) serão oferecidas, prioritariamente, para servidores de outros órgãos conveniados, de acordo com o art. 16 do Anexo IV do Regulamento Administrativo do Senado Federal, consolidado pelo Ato da Comissão Diretora nº 14 de 2022 e atualizações
Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF).
Período de realização: O início do curso está previsto para o primeiro semestre de 2025 e o término para o segundo semestre de 2026.
Aulas:
- Segunda-feira, das 8h às 12h (periodicidade semanal)
- Quinta-feira, das 18h às 20h (excepcionalmente)
- Sexta-feira, 8h às 12h (periodicidade semanal)
Coordenadores do curso:
Coordenadora-Geral: Ana Lucia Coelho Romero Novelli
Coordenadora Pedagógica: Valéria Cristina Castanho de Almeida
QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA
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NOME DA DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Professor (a) |
Titulação do (a) professor(a) |
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Módulo I – A Comunicação e o Contexto Sócio-Histórico e Institucional |
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A Comunicação no Brasil |
24 |
Marcus Augustus Martins | Mestre |
|
A Comunicação no Parlamento |
24 |
Ronaldo Pereira Martins | Mestre |
|
Participação Política On-line e Democracia |
24 |
Ângela Cristina Salgueiro Marques | Doutora |
|
Laboratório de Comunicação Pública Comparada |
20 |
Sivaldo Pereira da Silva | Doutor |
|
Seminário de Comunicação Legislativa (formato híbrido) |
8 |
Ilana Trombka | Doutora |
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Carga horária do Módulo I – A Comunicação e o Contexto Sócio-Histórico e Institucional: 100h |
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|
Módulo II – Dimensões Instrumentais da Comunicação Legislativa |
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|
IA Generativa na Comunicação Legislativa |
20 |
João Alberto de Oliveira Lima | Doutor |
|
Assessoria de Comunicação Legislativa na |
24 |
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|
Análise do Discurso Parlamentar |
24 |
Ronaldo Teixeira Martins | Doutor |
|
Imagem Pública (formato híbrido) |
24 |
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|
Marketing no Parlamento |
24 |
Paulo Meira | Doutor |
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Carga horária do Módulo II – Dimensões Instrumentais da Comunicação Legislativa: 116h |
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|
Módulo III – Mídias Sociais |
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|
Mídias Sociais e Parlamento (formato híbrido) |
28 |
Marina Domingos | Mestra |
| Plataformas de Mensagens Instantâneas (PMI) (formato híbrido) |
28 |
Tadeu Sposito do Amaral | Mestre |
| Avaliação e Métricas de Redes Sociais (formato híbrido) |
28 |
Moisés de Oliveira Nazário | Especialista |
| Produção de Conteúdo no Contexto das Redes Sociais (presencial) |
30 |
Paula dos Santos Oda | Mestre |
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Carga horária do Módulo III - Mídias Sociais: 114h |
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|
Módulo IV - A Pesquisa em Comunicação |
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| Metodologia de Pesquisa Científica em Comunicação |
30 |
Rafael Silveira | Doutor |
|
Carga horária do Módulo IV - A Pesquisa em Comunicação: 30h |
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|
CARGA HORÁRIA TOTAL DAS ATIVIDADES LETIVAS DO CURSO 360h |
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Documentação do curso:
EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE Nº 1/2024
EDITAL Nº 2/2024 - ILB/SF - RETIFICAÇÃO
EDITAL N° 01/2025 - ILB/SF - 2ª RETIFICAÇÃO
Anexo I - Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do ILB
Anexo III – Ficha de Inscrição para Processo Seletivo
Anexo IV – Modelo de Declaração de Propósito
Anexo V – Bibliografia Básica Para a Prova Discursiva
Anexo VI – Formulário de Recurso para Revisão de Nota Atribuída na Seleção
Anexo VII – Ficha de Matrícula
Anexo IX – Termo de Responsabilidade do Discente de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
Anexo X – Termo de Cessão de Conteúdo, Uso de Imagem e Outras Avenças
Anexo XI – Requerimento de Desistência na Pré-Matrícula
Anexo XII – Orientações para Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
Publicação de autorização no BASF n° 9437, Seção I.
Serviço de Pós-Graduação - SEPOS
Ramal: 3303-4701/2582/4727
E-mail: sepos@senado.leg.br