Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa - Edição 2024

04/09/2024 14h10

Chamada Pública Interna para Orientadores e Avaliadores de TCC

 

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) torna pública a Chamada Pública interna para credenciamento de Avaliadores(as) e Orientadores(as) interessados em atuar no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024.

Quem pode se inscrever

Servidores que atendam aos requisitos acadêmicos e profissionais definidos pelo ILB, conforme as normas estabelecidas na “Chamada Pública Interna para Credenciamento de Colaboradores Educacionais”.

Período de inscrição

A partir de 09 de fevereiro até 09 de março de 2026.

Como se inscrever

O(a) interessado(a) deverá, dentro do período de inscrição:

  1. O candidato deve fazer a inscrição para o encargo desejado no Banco de Talentos do Senado Federal. Os dados no Banco de Talentos devem ser atualizados.
  2. Atualizar o Currículo Lattes.
  3. Preencher o formulário de candidatura.
  4. Tramitar o formulário pelo SIGAD para o Serviço de Secretariado Acadêmico do ILB (SESEA), observando obrigatoriamente:
  • Espécie/Formato: Ficha
  • Classificação Arquivística: SF 64.04.01 - Gestão dos Cursos de Pós-Graduação Do Senado Federal
  • Grau de sigilo: Dados pessoais

Encargos

  • Orientador(a): responsável pela orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
  • Avaliador(a): responsável pela avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Requisitos mínimos

  • Titulação de mestre ou doutor, com conhecimento acadêmico ou profissional na área temática do curso;
  • Experiência prévia, conforme o encargo pretendido:
    • mínimo de 6 meses como docente; ou
    • 3 orientações de TCC, dissertação ou tese (para orientador); ou
    • 1 avaliação de TCC, dissertação ou tese (para avaliador).

 

Documentação

Chamada Pública

Formulário de Candidatura de Servidor para Atuar como Colaborador Educacional em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do ILB

________________________________________________________________________________________

 

 

SELEÇÃO DOCENTE

Matrícula dos aprovados será de 5 a 16 de maio de 2025 

Conforme preconizado no item 8.1 do Edital nº 1/2024-ILB/SF, o ILB está publicando a relação definitiva dos aprovados no processo seletivo discente para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024 - ILB/SF 

O período de matrícula será de 5 a 16 de maio de 2025. Recomenda-se ao candidato aprovado que NÃO PERCA O PRAZO DE MATRÍCULA, para não perder sua vaga. Providencie os documentos a seguir para que possa efetuar sua matrícula dentro do período definido.  

Recomendamos que organize os documentos em 2 (dois) blocos separados, na ordem abaixo, conforme item 9 do Edital nº 1/2024-ILB/SF: 

Primeiro Bloco: 

I - ficha de matrícula devidamente preenchida, conforme Anexo VII do Edital;  

II - carteira de identidade (RG) e CPF;  

III - diploma de conclusão de curso de graduação cursado;  

IV - 1 (uma) foto 3x4 recente, digital, formato pdf;  

V - certificado de reservista das Forças Armadas, para homens maiores de 18 (dezoito) anos;  

VI - título de eleitor e comprovante de quitação junto à Justiça Eleitoral;  

VII - comprovação de vinculação funcional à instituição a que se destinou a vaga;  

VIII - termo de Cessão de Conteúdo, Uso de Imagem e Outras Avenças, conforme Anexo X do Edital. 

IX - em caso de pessoa com deficiência (PcD), no ato da matrícula, o candidato deverá declarar no Anexo VII deste Edital e encaminhar em formato PDF o laudo médico ou laudo equivalente expedido pelo profissional da saúde (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional) competente que comprove a necessidade de assistência especial. O laudo deverá conter o registro do Conselho Regional Profissional, assinatura, carimbo legível do emissor e data de emissão, espécie, grau e/ou nível de deficiência do participante, além do comprometimento funcional e necessidade de adaptações. Caso o comprometimento funcional seja irreversível, ou seja, deficiência permanente, a validade do comprovante será indeterminada. 

Segundo Bloco: 

I - Termo de Responsabilidade do Discente de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme Anexo IX do Edital;  

II - autorização da chefia imediata e do(a) diretor(a) da área ou superior hierárquico equivalente, conforme Anexo VIII do Edital. 

 

Os termos de autorização e as fichas a serem preenchidas podem ser baixados por meio dos links para downloads que estão no rodapé desta página. Em caso de dúvidas, colocamo-nos à disposição para auxiliá-lo(a), pelos telefones 3303-4702/4701, ou pelo e-mail sesea@senado.leg.br. 

Item 9 do Edital nº 1/2024 – ILB/SF - SELEÇÃO DE DISCENTES ÀS VAGAS DO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EM COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA (EDIÇÃO 2024)

Resultado final 

Resultado final do processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa   

Resultado final da prova discursiva, da declaração de propósito e do currículo acadêmico/profissional do Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa  

Resultado preliminar 

Resultado preliminar da prova discursiva, da declaração de propósito e do currículo acadêmico/profissional do Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa  

Informações para a realização da prova discursiva

Homologação das inscrições

Convocação para a prova escrita em 14/03/2025

 

As inscrições dos candidatos a alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa – Edição 2024 (CL 2024) foram homologadas em 25/02/2025. Por conseguinte, a prova escrita está agendada para sexta-feira (14/03), às 15:00. Confira a íntegra dos dois documentos nos links acima.

O Edital de Seleção Discente, bem como suas atualizações, estão disponíveis em links abaixo, com todas todas as informações para a realização da prova. Nesse sentido, também dispomos dos links com os detalhes da Bibliografia Básica para a realização da prova, bem como o formulário de recurso para revisão da nota atribuída na seleção.

 

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE

EDITAL Nº 02/2024 - ILB/SF -  RETIFICAÇÃO

EDITAL N° 01/2025 - ILB/SF - 2ª RETIFICAÇÃO

Anexo V – Bibliografia Básica Para a Prova Discursiva

Anexo VI – Formulário de Recurso para Revisão de Nota Atribuída na Seleção

 

Informações gerais sobre o curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa (Edição 2024) visa o desenvolvimento profissional dos servidores do Senado Federal e dos órgãos parceiros (Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre outros).

Os conteúdos definidos pretendem propiciar a formação de especialistas em Comunicação Legislativa por meio da produção e difusão do saber técnico-científico, bem como do desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes mais adequados às demandas da atualidade. Baseia-se na compreensão de que o aperfeiçoamento da dimensão comunicativa do trabalho é para as organizações um dos pilares de sustentação da estratégia organizacional e para o Parlamento, em especial, de fortalecimento da democracia brasileira.

O curso propõe subsidiar, dentro do Poder Legislativo, a atuação dos servidores no contexto da comunicação no Século XXI: eletrônica, versátil, com responsabilidade social, em tempo real e direta.

Carga horária: 360 horas/aula entre atividades presenciais e remotas, além de 60 horas/aula para elaboração e defesa do TCC. 

Objetivo geral: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa (Edição 2024) tem como objetivo formar profissionais especializados na área de Comunicação Legislativa por meio do desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais ao aprimoramento técnico-profissional e ético-comportamental no contexto das novas mídias e das práticas contemporâneas de interação social.

Objetivos específicos:

  • Abordar conhecimentos atualizados, inclusive suas implicações políticas, sociológicas e legais no âmbito da Comunicação Legislativa;
  • instigar reflexões crítico-analíticas fundamentadas sobre questões contemporâneas da Comunicação Social em suas ramificações legislativa, política e institucional;
  • incentivar a postura proativa dos discentes e dos docentes na compreensão de problemas comunicacionais e na proposição de soluções no âmbito laboral;
  • analisar, com base em subsídios teórico-conceituais e empíricos, o contexto comunicacional emergente e sua relação com os processos regulatórios;
  • promover o debate sobre a ética do comunicólogo, em suas vertentes profissional, pessoal e institucional;
  • oportunizar a formulação de ações, de projetos e de programas em consonância com a situação atual da comunicação, considerando as significativas transformações que estão transcorrendo na sociedade; 
  •  produzir conhecimentos aderentes à realidade do Congresso Nacional, em atenção aos preceitos democráticos e ao pleno exercício da cidadania;
  • fomentar a pesquisa científica no Senado Federal e nos órgãos parceiros;
  • contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das funções do Poder Legislativo.

Público-alvo: Serão disponibilizadas 45 (quarenta e cinco) vagas, das quais 70% (33 vagas) serão destinadas, prioritariamente, para servidores do Senado Federal, 10% (4 vagas) serão ofertadas, prioritariamente, para servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), 10% (4 vagas) serão dirigidas, prioritariamente, a servidores da Câmara dos Deputados (CD) e 10% (4 vagas) serão oferecidas, prioritariamente, para servidores de outros órgãos conveniados, de acordo com o art. 16 do Anexo IV do Regulamento Administrativo do Senado Federal, consolidado pelo Ato da Comissão Diretora nº 14 de 2022 e atualizações

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF).

Período de realização: O início do curso está previsto para o primeiro semestre de 2025 e o término para o segundo semestre de 2026.

Aulas:

  • Segunda-feira, das 8h às 12h (periodicidade semanal)
  • Quinta-feira, das 18h às 20h (excepcionalmente)
  • Sexta-feira,  8h às 12h (periodicidade semanal)

Coordenadores do curso:

Coordenadora-Geral: Ana Lucia Coelho Romero Novelli

Coordenadora Pedagógica: Valéria Cristina Castanho de Almeida

QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

NOME DA DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Professor (a)

Titulação do (a) professor(a)

Módulo I – A Comunicação e o Contexto Sócio-Histórico e Institucional

A Comunicação no Brasil

24

   

A Comunicação no Parlamento

24

   

Participação Política On-line e Democracia

24

   

Laboratório de Comunicação Pública Comparada

20

   

Seminário de Comunicação Legislativa (formato híbrido)

8

   

Carga horária do Módulo I – A Comunicação e o Contexto Sócio-Histórico e Institucional: 100h

Módulo II – Dimensões Instrumentais da Comunicação Legislativa

IA Generativa na Comunicação Legislativa
(formato híbrido) 

20

   

Assessoria de Comunicação Legislativa na
Era Digital

24

   

Análise do Discurso Parlamentar

24

   

Imagem Pública (formato híbrido)

24

   

Marketing no Parlamento

24

   

Carga horária do Módulo II – Dimensões Instrumentais da Comunicação Legislativa: 116h

Módulo III – Mídias Sociais

Mídias Sociais e Parlamento (formato híbrido)

28

   
Plataformas de Mensagens Instantâneas (PMI) (formato híbrido)

28

   
Avaliação e Métricas de Redes Sociais (formato híbrido)

28

   
Produção de Conteúdo no Contexto das Redes Sociais (presencial)

30

   

Carga horária do Módulo III - Mídias Sociais: 114h

Módulo IV - A Pesquisa em Comunicação

Metodologia de Pesquisa Científica em Comunicação

30

   

Carga horária do Módulo IV - A Pesquisa em Comunicação: 30h

CARGA HORÁRIA TOTAL DAS ATIVIDADES LETIVAS DO CURSO 360h

 

Documentação do curso:

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE Nº 1/2024

EDITAL Nº 2/2024 - ILB/SF - RETIFICAÇÃO

EDITAL N° 01/2025 - ILB/SF - 2ª RETIFICAÇÃO

Anexo I - Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do ILB

Anexo II – Resumo Executivo do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa (Edição 2024)

Anexo III – Ficha de Inscrição para Processo Seletivo

Anexo IV – Modelo de Declaração de Propósito

Anexo V – Bibliografia Básica Para a Prova Discursiva

Anexo VI – Formulário de Recurso para Revisão de Nota Atribuída na Seleção

Anexo VII – Ficha de Matrícula

Anexo VIII – Autorização da Chefia Imediata e do(a) Diretor(a) da Área ou Superior Hierárquico Equivalente

Anexo IX – Termo de Responsabilidade do Discente de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Anexo X – Termo de Cessão de Conteúdo, Uso de Imagem e Outras Avenças

Anexo XI – Requerimento de Desistência na Pré-Matrícula

Anexo XII – Orientações para Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso

Calendário do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Legislativa - Edição 2024

Consulte os órgãos parceiros

Publicação de autorização no BASF n° 9437, Seção I.

 

 

Serviço de Pós-Graduação - SEPOS
Ramal: 3303-4701/2582/4727
E-mail: sepos@senado.leg.br