Círculo de Conversação “Gestão da Reputação Pública: Desafios e Estratégias para Fortalecer a Confiança no Estado Brasileiro"
Este círculo de conversação visa promover uma reflexão sobre o tema desenvolvido pelo autor em sua pesquisa de mestrado, a gestão da reputação no setor público, tema de alta relevância para o fortalecimento da confiança social e da legitimidade das instituições democráticas. Originada no ambiente corporativo, essa prática foi incorporada às organizações estatais especialmente a partir das reformas gerenciais dos anos 1990, quando a lógica da transparência, do desempenho e da accountability passou a integrar a agenda da administração pública contemporânea.
Ao compreender a reputação como um ativo público intangível e um instrumento de governança democrática, o evento oferece um espaço de diálogo e aprendizado coletivo voltado a identificar desafios, caminhos e boas práticas de gestão reputacional no serviço público. Busca-se, assim, oferecer subsídios conceituais e práticos para servidores e gestores interessados em aprimorar processos de comunicação e fortalecer a imagem de suas instituições, ao mesmo tempo em que buscam promover relações mais transparentes e responsivas com a sociedade.
Ao final, espera-se que os participantes estejam aptos a reconhecer os elementos que compõem a reputação institucional, compreender sua importância para a governança pública e aplicar princípios estratégicos de comunicação e alinhamento organizacional nas rotinas de trabalho do Estado.
Carga horária: 2 horas-aula pelo Zoom.
Objetivo Geral:
Refletir criticamente sobre os desafios e possibilidades da gestão da reputação institucional no setor público, compreendendo seus fundamentos conceituais e comunicacionais e identificando práticas capazes de fortalecer a coerência entre discurso e ação administrativa, promovendo transparência, confiança e legitimidade democrática.
Objetivos Específicos:
- Analisar a viabilidade e os desafios de implementar a gestão da reputação organizacional no setor público, considerando especificidades institucionais e culturais.
- Refletir sobre os benefícios da gestão da reputação para a legitimidade institucional, a transparência e o fortalecimento democrático.
- Identificar e discutir as diferentes percepções de stakeholders sobre a imagem e a reputação do Senado Federal.
- Dialogar sobre boas práticas e experiências institucionais voltadas ao fortalecimento da reputação e da coerência entre discurso e ação administrativa.
Público-alvo:
- Servidores efetivos e comissionados do Congresso Nacional e de outros órgãos públicos;
- Profissionais e estudantes, brasileiros ou estrangeiros, egressos ou não dos cursos do ILB e de instituições parceiras, interessados no tema.
Facilitador:
O facilitador de aprendizagem será o servidor Thomas Jefferson Gonçalves. Mestre em Poder Legislativo pelo CEFOR/CD. Pós-graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac. Bacharel em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Publicidade e Propaganda pela UnB. É Técnico Legislativo do Senado Federal desde 2012. Atualmente exerce a função de Coordenador de Divulgação da SECOM.
Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF).
Data de realização: Dia 12/12/2025, das 10h às 12h.
Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=3330