Palestra: “Dicas da Biblioteca: serviços e produtos de suporte à pós-graduação do ILB”

29/09/2022 17h36

A Biblioteca do Senado Federal (BSF) possui como missão “Fornecer o suporte informacional necessário às atividades desenvolvidas no âmbito do Senado Federal e do Congresso Nacional”. Na esteia do cumprimento de sua missão institucional, a Biblioteca do Senado Federal oferece uma variada gama de produtos e serviços, dentro os quais se destacam:

  • Atendimento ao Usuário;
  • Empréstimos;
  • Aquisição de livros;
  • Sumários de revistas;
  • Reprodução de publicações;
  • Catálogo da RVBI.

O ILB e a Biblioteca do Senado Federal possuem longa história de cooperação mútua, notadamente se destaca a grande contribuição que a BSF faz no tocante ao suporte às ações educacionais de nível superior do Instituto.

Os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão do ILB contam com atendimento a demandas de pesquisa bibliográfica, orientação a respeito da conformidade de publicação de pesquisas às normas acadêmicas do Brasil e de outros países, especialmente quando da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Atualmente estão em andamento no ILB dois cursos de pós-graduação lato sensu, ambos nas etapas de orientação e elaboração do trabalho de conclusão de curso. Por esse motivo, a Biblioteca do Senado Federal atendeu prontamente ao pedido de apresentar seus produtos e serviços que possam contribuir com a escrita do TCC. A BSF designou equipe para atender a essa demanda, colocando-se à disposição também para orientar os alunos quanto à observância das normas brasileiras de escrita acadêmica.

Carga horária: 2 horas-aula

Objetivo Geral:

Conhecer os serviços e produtos da Biblioteca do Senado Federal para apoio à pesquisa acadêmica realizada nos cursos de pós-graduação lato sensu do ILB.

Objetivos Específicos:

  • Entender como ter acesso aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca do Senado Federal;
  • Compreender os procedimentos de referencia à literatura segundo as normas brasileiras de escrita acadêmica.

Público-alvo:

O público-alvo envolve servidores efetivos e comissionados do Senado Federal, servidores de órgãos parceiros do ILB que estejam regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação lato sensu e nos cursos de extensão.

Palestrantes: Alessandra Marinho da Silva; Carliane Nery de Assis; Cintia Mara Machado Ferreira da Costa; e Osmar Carmo Arouk Ferreira.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização: 07/10/2022 (10h às 12h)

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2153