Círculo de Conversação “Segurança da Informação no Senado: Estruturas organizacionais, normativos, boas práticas e conscientização”.

26/01/2023 11h30

CC Segurança da Informação

 

Nos últimos anos tem sido observado um aumento expressivo dos ataques cibernéticos. Por essa razão, é fundamental que as organizações adotem iniciativas de capacitação e conscientização dos seus colaboradores.

Nesse sentido, o Senado Federal dispõe de estruturas organizacionais e de normativos voltados à segurança da informação e que precisam ser conhecidos por seus colaboradores com vistas a reduzir os riscos associados às ameaças cibernéticas. Além disso, dada a relevância de seu papel institucional no âmbito nacional, o Senado Federal é alvo constante de ataques cibernéticos, muitas vezes se utilizando da fragilidade dos colaboradores. Por essa razão é crucial que estes tenham pleno conhecimento das ameaças mais frequentes, bem como das boas práticas de segurança da informação que possam aumentar o nível de segurança da informação institucional.

Diante desse cenário, o Círculo de Conversação  “Segurança da Informação no Senado: Estruturas organizacionais, normativos, boas práticas e conscientização” visa treinar e conscientizar colaboradores do Senado Federal sobre segurança da informação, com o objetivo de reduzir os riscos associados às ameaças cibernéticas.

Carga horária: 2 horas

Objetivo Geral:

Fomentar o conhecimento em segurança da informação necessário aos colaboradores do Senado Federal.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a estrutura das áreas voltadas diretamente ou indiretamente a Segurança da Informação no Senado Federal;
  • Conhecer os normativos relacionados do tema de estrita observância para o desempenho de suas atividades;
  • Discutir  as boas práticas de segurança da informação;
  • Reconhecer as ameaças cibernéticas de maior risco aos colaboradores do Senado Federal e à própria Casa.

Público-alvo:

O público-alvo envolve servidores do Senado Federal e de órgãos parceiros.

Facilitador: André Luiz Bandeira Molina, graduado em Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), concluído em 2002. É especialista em Criptografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), concluída em 2010. É também mestre em Segurança Cibernética e em Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). André Luiz é servidor do Senado Federal desde 2009, tendo atuado como Coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Senado Federal entre 2013 e 2021. Atualmente  é membro do Comitê de Segurança da Informação do Senado Federal e Analista de TI.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização: 03/02/2023 das 10h às 12h.

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2190