Círculo de Conversação "Preservando nossa história: o Palácio do Congresso Nacional"

26/09/2022 11h05

Círculo de Conversação "Preservando nossa história: o Palácio do Congresso Nacional"

O Congresso Nacional, além de obra icônica de Oscar Niemeyer, é um edifício de incomparáveis valores patrimoniais relacionados à cultura e à história brasileiras e à arquitetura mundial. Sua preservação é um desafio cotidiano para a equipe de arquitetos, engenheiros e demais técnicos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e uma atribuição legal dos seus gestores. Portando, trazer o conhecimento adquirido, os achados e as conclusões da pesquisa e a experiência da prática da preservação para um público do Senado Federal contribuirá para o entendimento dos valores culturais do Palácio do Congresso Nacional e da importância de sua preservação.

Sendo assim, o Círculo de Conversação "Preservando nossa história: o Palácio do Congresso Nacional" vai propiciar conhecimentos acerca desse tema tão relevante e contribuir para o envolvimento dos servidores e gestores nos cuidados necessários à preservação do espaço que atuam.

Carga horária: 2 horas

Objetivo Geral:

Esclarecer os conceitos de patrimônio cultural e conscientizar o público em geral sobre a necessidade de se preservar um patrimônio da relevância do Palácio do Congresso Nacional.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os conceitos básicos de patrimônio cultural e de preservação;
  • Refletir sobre o significado e os efeitos do tombamento em um edifício, especificamente em um edifício moderno;
  • Dialogar sobre a relevância do Palácio do Congresso Nacional e da importância de sua preservação;
  • Debater acerca dos desafios e mitos da preservação.

Público-alvo:

O público-alvo envolve servidores efetivos e comissionados do Senado Federal, bem como chefes de gabinete e demais interessados no tema.

Facilitador: André Luiz de Sousa Castro, doutor (2020) e mestre (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, possui ainda especializações em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2006) e Restauração de Edifícios Históricos (Pontificia Universidad Católica Argentina de Buenos Aires, 2007). Graduou-se como Arquiteto e Urbanista pela Universidade de Brasília em 1997. Exerce o cargo de Analista Legislativo - Arquiteto no Senado Federal desde 2009, atuando em projetos arquitetônicos e de preservação do patrimônio edificado.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização: 14/10/2022 (10h às 12h)

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2108