Círculo de conversação “Teletrabalho: desafios enfrentados e melhores práticas”

13/10/2022 14h20

Teletrabalho (2).png

Diante da prescrição de distanciamento social decorrente da necessidade de se evitar o coronavírus, o teletrabalho se impôs no contexto da Pandemia do SARS-CoV-2 ( COVID 19) e a adaptação ao novo modelo se deu de modo inesperado e obrigatório a todos os servidores do Senado Federal. A riqueza das experiências vividas nestes últimos anos constitui conhecimento de fundamental importância para a Casa, tendo em vista a implantação de planos de gestão que permitem a continuidade do trabalho remoto com cumprimento de metas e apresentação de resultados. Muitas dificuldades provavelmente foram encontradas: como manter o foco num espaço repleto de distrações e muito diferente dos habituais? A produtividade aumentou ou diminuiu? Como controlar o cumprimento das metas? O acesso aos recursos tecnológicos e equipamentos de trabalho foram limitados? E a comunicação entre as equipes?

O Círculo de conversação “Teletrabalho: desafios enfrentados e melhores práticas” visa promover junto aos servidores, a troca de informações sobre esses desafios enfrentados e as maneiras bem sucedidas encontradas para superá-los, levando em conta aspectos tecnológicos, gerenciais e humanos, buscando conhecer e embasar ações de melhores práticas que possam ser implementadas na execução e gestão do teletrabalho no Senado Federal.

Carga horária: 2 horas

Objetivo Geral:

Estimular a reflexão dos servidores do Senado Federal sobre os desafios enfrentados na condução do teletrabalho e identificar as práticas gerenciais mais bem sucedidas em enfrentá-los.

Objetivos Específicos:

  • Debater sobre os desafios da comunicação no teletrabalho;
  • Argumentar sobre a produtividade do trabalho remoto;
  • Refletir sobre a gestão do conhecimento à distância;
  • Ponderar sobre a qualidade de vida no regime home office;
  • Dialogar sobre as melhores práticas de gestão aplicadas ao modelo de teletrabalho.

Público-alvo:

O público-alvo envolve servidores efetivos e comissionados do Senado Federal, bem como chefes de gabinete e demais interessados no tema.

Facilitador: Marcus Vinicius de Miranda Castro, bacharel em Administração, pós-graduado em Gestão de Pessoas no Setor Público, em Administração Legislativa e possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Brasília. Servidor efetivo do Senado Federal como Analista Legislativo desde 2009, foi facilitador de aprendizagem do Programa de Formação Gerencial do Senado Federal e atualmente, atua como Pregoeiro.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização: 17/02/2023 (10h00 às 12h00)

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2109