Círculo de Conversação “A hipótese de paridade da taxa de juros real entre Brasil e EUA (2021-2022)”.

22/05/2023 15h02

Esta breve ação educacional apresentará o conteúdo da dissertação de Mestrado em Economia “Real Interest Rate Parity between Brazil and the United States (2001-2022)”. 

A dissertação tem como objetivo verificar a validade da condição de Paridade da Taxa de Juros Real (Real Interest Rate Parity - RIRP) entre Brasil e Estados Unidos. As taxas de juros reais estão no centro da macroeconomia moderna e da análise da política monetária. Com base em dados do Banco Central do Brasil (BCB) e do Federal Reserve dos Estados Unidos de 2001 a 2022, o autor avaliou a integração do mercado de capitais brasileiro com o resto do mundo, pois a equalização da taxa de juros real é um indicador crucial para conseguir a referida integração.

Utilizando a análise de raiz unitária, o autor avaliou a convergência das taxas de juros reais no Brasil para o referencial internacional (taxa de juros real dos Estados Unidos), confirmando assim a hipótese da RIRP. Mais especificamente, conclui-se que a estacionariedade dos diferenciais das taxas de juros reais deve ser avaliada sob o prisma de múltiplas quebras estruturais.

O conhecimento mais aprofundado e o debate sobre a paridade entre taxas de juros reais poderá ser útil em outras situações vivenciadas pelos participantes do evento, seja no Senado Federal ou em outros contextos profissionais ou acadêmicos.

Carga horária: 2 horas-aula, de modo remoto pela plataforma Zoom.

Objetivo Geral:

Apresentar aos servidores do Senado Federal e demais interessados os principais pontos da dissertação, como forma de divulgação e disseminação de conhecimento.

Objetivos Específicos:

  • Discutir situações em que a técnica “testes de estacionariedade e de cointegração em séries históricas” pode ser aplicada;
  • Apresentar a situação específica em que a metodologia foi utilizada na dissertação.

Público-alvo:

O público-alvo envolve:

  • servidores efetivos e comissionados do Congresso Nacional e de outros órgãos públicos; 
  • profissionais e alunos, brasileiros ou estrangeiros, egressos ou não dos cursos do ILB e de instituições parceiras, interessados no tema.

Facilitador:

O facilitador de aprendizagem será o servidor Diogo Antunes de Siqueira Costa, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Finanças Públicas pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e mestrado em Economia pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte). Consultor Legislativo, especialidade Assessoramento em Orçamentos, do Senado Federal desde 2010. Foi Especialista em Regulação, área econômica, da Anatel e Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização:

  • 1° de junho de 2023, das 10h às 12h.

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2349