Círculo de Conversação “Paisagem Urbana no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília na primeira década do século XXI”

20/06/2023 10h21

No início do século XXI, o Distrito Federal e os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro ocupam posições centrais na rede urbana brasileira. Distintos quanto aos seus biomas, suportes físicos e climas, apresentam paisagens urbanas marcadamente diferentes. Compartilham, no entanto, homogeneidades e dissonâncias características, próprias da maneira como foram construídas ao longo dos séculos, mas também dos processos novos, iniciados ou intensificados nas últimas décadas.

O círculo de conversação “Paisagem Urbana no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília na primeira década do século XXI” apresentará a paisagem urbana contemporânea das três cidades, buscando debater características compartilhadas e especificidades, conforme estudo que deu base à tese de doutorado apresentada à Universidade de São Paulo em 2018. Com base em métodos comparativos, o evento irá partir de informações censitárias, de infraestrutura, de forma urbana, de sistema de espaços livres, tecidos urbanos e tipos edificados, para apontar as características de cada cidade, para propor uma reflexão sobre a desigualdade social que permeia a sociedade brasileira, e suas expressões na paisagem urbana de cada cidade. Ao final, olhará como determinadas formas urbanas e espaços livres de edificação auxiliam no processo de segregação de estratos populacionais conforme suas características econômicas, raciais e etárias.

Carga horária: 2 horas-aula, de modo remoto pela plataforma Zoom.

Objetivo Geral:

Estimular a reflexão de servidores e servidoras do Senado Federal, assim como do público em geral, sobre a paisagem urbana brasileira no início do século XXI, apresentando um panorama das questões encontradas em três grandes cidades brasileiras.

Objetivos Específicos:

  • Traçar um panorama da paisagem urbana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília na primeira década do século XXI;
  • Refletir sobre as características específicas e as homogeneidades da forma urbana e dos sistemas de espaços livres das três cidades;
  • Debater os impactos das recentes transformações dos tecidos urbanos e dos tipos edificados na estruturação das desigualdades e formas de segregação social identificadas.

Público-alvo:

  • servidores efetivos e comissionados do Congresso Nacional e de outros órgãos públicos; 
  • profissionais e alunos, brasileiros ou estrangeiros, egressos ou não dos cursos do ILB e de instituições parceiras, interessados no tema.

Facilitador:

O facilitador de aprendizagem será o servidor Sidney Vieira Carvalho. Arquiteto e urbanista, possui graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Analista Legislativo de Arquitetura, trabalha no Senado Federal desde 2009, tendo atuado também na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (2009), na Companhia do Metrô de São Paulo (2008), e na INFRAERO (2003-2005). Na Secretaria de Infraestrutura-SINFRA do Senado Federal desde sua entrada na instituição, atuou nas áreas de projeto, obras e manutenção. Atualmente está lotado no Serviço de Diretrizes Arquitetônicas para o Patrimônio Edificado da SINFRA, elaborando e compilando diretrizes para o patrimônio edificado do Complexo Arquitetônico do Senado Federal.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Data de realização:

  • 03 de julho de 2023, das 14h30 às 16h30.

Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2397.