Curso de Extensão em "Processo Político: Teoria e Prática no Legislativo" (Edição 2023)
A organização, estrutura e atribuições do Congresso Nacional são objeto de estudos e análises no meio acadêmico. Seu papel como Poder do Estado e seu desempenho político, seja em relação aos demais Poderes, seja nos procedimentos necessários ao desempenho de sua missão constitucional, são avaliados por professores, estudantes, analistas e profissionais, inclusive da mídia, reunindo uma carga significativa de conceitos, porém ainda parcial e passível de aperfeiçoamento.
No intuito de contribuir para maior efetividade da atuação institucional do Poder Legislativo, bem como de aperfeiçoar a atuação profissional direta e indireta dos servidores que trabalham ou têm interesse em atuar no processo político, esta ação educacional buscará apresentar uma visão teórica e prática dos princípios, estruturas e mecanismos do Poder Legislativo e de seu papel em relação aos demais Poderes (especialmente o Executivo), além de estimular reflexões, a partir de novas pesquisas oriundas da vivência no Parlamento e da própria experiência dos alunos, sobre temas relevantes aos atores do processo político e ao seu comportamento no cenário legislativo.
Carga horária: 60 horas-aula, por meio de plataforma de videoconferência, com possíveis encontros presenciais nas disciplinas.
Objetivo Geral:
Aprimorar as competências técnico-profissionais dos servidores envolvidos em atividades relativas ao processo político, com base em uma visão crítica e reflexiva do Poder Legislativo, de modo a contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das funções públicas que ocupam.
Objetivos Específicos:
- Refletir de forma crítica sobre as dinâmicas do Poder Legislativo e do processo político, percebendo o seu papel na estrutura do Congresso Nacional;
- Formular análises qualificadas sobre sistemas, organizações e processos políticos;
- Compreender a estrutura e o processo de governo em seus diferentes níveis e nas várias instituições políticas;
- Demonstrar como se configura a relação entre o Parlamento e a sociedade civil, evidenciando fluxos de informação relativos às demandas e às respectivas intervenções/reações;
- Compreender as diversas perspectivas aplicadas às políticas públicas, destacando, especialmente, o papel do Legislativo em sua elaboração, discussão e monitoramento;
- Disseminar informações sobre estudos legislativos.
Público-alvo:
O curso é destinado, preferencialmente, a servidores efetivos ou comissionados do Senado Federal ou de órgãos parceiros que realizam atividades concernentes ao processo político.
Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF).
Período de realização: 10 de novembro a 21 de dezembro de 2023.
Calendário:
As aulas serão ministradas nos seguintes dias e horários:
- Novembro: 10, 13, 16, 17, 20, 23, 24, 27 e 30;
- Dezembro: 1º, 04, 07, 08, 11, 14, 15, 18 e 21;
- Horários: segundas e sextas-feiras das 08h às 12h10; e quintas-feiras das 18h às 20h.
Disciplinas:
Nome da Disciplina |
Carga Horária |
Professor(a) |
Titulação do(a) professor(a) |
Fundamentos do Processo Político | 8 horas | Edvaldo Fernandes da Silva | Doutor |
Poder Legislativo e a relação entre os Poderes | 12 horas | Rodrigo Ribeiro Bedritichuk | Mestre |
O Congresso e a dinâmica dos trabalhos legislativos | 14 horas | Rafael Silveira e Silva | Doutor |
O Legislativo e as Políticas Públicas | 14 horas | Paulo Roberto Alonso Viegas | Mestre |
Laboratório de Práticas | 12 horas | Cesar Rodrigues van der Laan | Doutor |
Inscrições
Para fins de organização, o período de inscrição ocorrerá em três etapas:
- De 05/10/2023 a 19/10/2023: exclusivamente para servidores do Senado Federal;
- De 20/10/2023 a 26/10/2023: para servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União;
- De 27/10/2023 a 03/11/2023: para servidores do Senado Federal e de quaisquer organizações públicas conveniadas com o Senado Federal/Instituto Legislativo Brasileiro.
Os pedidos de inscrição realizados fora dos períodos aplicáveis para o órgão de lotação do servidor serão desconsiderados.
Para a realização da inscrição, o servidor deverá apresentar os seguintes documentos, nesta ordem, em dois blocos separados:
- a) Ficha de Inscrição, b) Termo de Cessão de Imagem; c) Carteira de identidade (RG) e CPF ou carteira nacional de habilitação (CNH) e d) Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (frente e verso).
- e) Termo de Responsabilidade e f) Autorização da chefia imediata e do(a) diretor(a) da área ou superior hierárquico equivalente.
Os modelos de documento citados acima poderão ser obtidos pelos links abaixo:
- Ficha de Inscrição
- Termo de Cessão de Imagem
- Termo de Responsabilidade
- Autorização da chefia imediata e do(a) diretor(a) da área ou superior hierárquico equivalente
Os documentos devem ser encaminhados conforme disposto no item 2.5 da Chamada Pública - Instruções para Inscrição de alunos regulares.
Cada documento entregue será inspecionado pelo Serviço de Secretariado Acadêmico (SESEA) do ILB e poderá ser novamente solicitado caso sejam observadas informações ilegíveis, incompletas, incorretas, ou mesmo cujo documento não tenha sido devidamente assinado pelo servidor e/ou superior imediato, onde cabível.
A matrícula dos servidores será efetivada por ordem de entrega da documentação e aceite pelo Serviço de Secretariado Acadêmico (SESEA) do ILB, observado o limite de vagas e as etapas estabelecidas no item 2.1 da chamada pública.
Havendo entregas parciais da documentação solicitada, ou mesmo reenvio em virtude das situações mencionadas anteriormente, a data e hora consideradas para fins de entrega de documentação serão aquelas da entrega do último documento aceito pelo Serviço de Secretariado Acadêmico.
Servidores que entregarem a documentação após o limite de vagas ter sido atingido serão incluídos em lista de espera, podendo ser convidados a efetivar a matrícula no caso de desistências.
Documentação do curso:
- Projeto técnico pedagógico
- Chamada pública interna para seleção de colaboradores educacionais
- Chamada pública para inscrição de alunos regulares
Informações:
Serviço de Fomento à Pesquisa e Extensão
- Telefone: 3303-6541
- E-mail: sefopee@senado.leg.br
Serviço de Secretariado Acadêmico
- Telefone: 3303-4702
- E-mail: sesea@senado.leg.br