Curso de Extensão em "Comunicação, Legislativo e Sociedade" (Edição 2017)

05/05/2022 16h30

 

O curso de Extensão Comunicação, Legislativo e Sociedade objetiva ter o mesmo enfoque dos demais cursos de Comunicação ministrados pelo ILB, sendo eles: a interação comunicacional entre o Legislativo e a Sociedade, a tradição histórica da relação entre política e a comunicação e seus meios, com destaque para as novas tecnologias digitais, em especial a Internet. A área de Comunicação, pioneira no acompanhamento tecnológico, agrega elementos que permitem que ela seja a área a inaugurar os cursos de extensão, que objetivam reunir esses diversos perfis e experiências e o conhecimento acumulado, muito dele sob a forma de textos não disponibilizados para a grande maioria dos interessados.

Carga horária: 72  horas

Objetivo Geral:

parlamentar, permitindo que estes possam conhecer e dominar as várias modalidades de comunicação política propiciadas pelas tecnologias de comunicação tradicionais – imprensa escrita, rádio e televisão – e as modernas plataformas digitais, com destaque para a Internet.

Objetivos Específicos:

  • Dominar os novos aparatos, aplicativos e ferramentas de comunicação;
  • Permitir que seus participantes possam desenvolver pesquisas e produzir textos sobre a interação da política com a comunicação, a partir de casos notórios da relação e das novas práticas advindas com as mídias sociais;
  • Possibilitar aos alunos a reflexão e discussão críticas acerca dos desafios colocados ao Parlamento na atualidade, em especial, a necessidade de interação das autoridades e órgãos públicos com a sociedade por meio das tecnologias de comunicação, buscando a transparência e o esclarecimento sobre o real papel do Legislativo
  • Habilitar os participantes a conhecer a história da relação da política e dos políticos com os meios de comunicação; as principais práticas e as mudanças carreadas por cada uma dessas técnicas. O enfoque é a identificação de antigas práticas que ainda são válidas.
  • Permitir aos alunos a troca de experiências sobre como lidar com o público por meio das novas plataformas digitais e seus aplicativos, com destaque para as redes sociais, sob a abordagem de critérios como: noticiabilidade, veracidade, imparcialidade, objetividade, interatividade, feedback e efetividade da comunicação empreendida;
  • Estimular os participantes a publicar e divulgar, em papel e em novos formatos, os conhecimentos já consolidados sob a forma de trabalhos acadêmicos que relacionam os temas da Comunicação, Legislativo e Sociedade;
  • Propiciar ferramentas de análise e de execução de ações comunicativas de viés público legislativo, como forma de fortalecer o Parlamento e o diálogo com o público;
  • Permitir a identificação de potenciais disseminadores e instrutores das práticas comunicacionais voltadas para a otimização da relação dos políticos com a sociedade.

Público-alvo: O público-alvo envolve, preferencialmente, os servidores do Senado Federal, sendo disponibilizadas vagas para servidores de outros órgãos conveniados. Foram disponibilizadas 32 vagas para os servidores do Senado Federal;3 vagas para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do DF e servidores do TCU. Não havendo 32 inscrições de servidores do Senado Federal, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos órgãos conveniados.

Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF)

Período de realização: 11/09/2017 a 13/11/2017

Disciplinas:

Nome da Disciplina

Carga Horária

Professor(a)

Titulação do(a) professor(a)

A política e os meios tradicionais: uma relação estrutural

21 horas
Valéria Ribeiro da Silva  Franklin  Almeida
Doutora

Mídias sociais e política: novas interações

21 horas Ronaldo Pereira Martins Doutor

O desafio da comunicação política no século XXI

21 horas José Floriano Pereira Lima Filho Doutor
Produção de artigo 9 horas Marina Domingos dos Santos Doutora

 

Documentação do curso:

  • Projeto Técnico Pedagógico