Senado promove curso sobre planejamento para servidores do ILB em parceria com a UnB
Servidores do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) participaram, entre o dia 09 e 13 de dezembro de 2024, de um curso especializado sobre elaboração dos instrumentos de Planejamento e de Avaliação Institucional de Escolas de Governo. A capacitação foi promovida pela Universidade de Brasília (UnB) e contou com a participação de três professores especialistas na área.
O referido curso teve carga horária de 40 horas/aula, apresentando os seguintes módulos: I – introdução aos conceitos fundamentais norteadores do PDI e do PPI; II – elaboração do projeto pedagógico institucional (PPI); III – plano de desenvolvimento institucional (PDI); IV – processo avaliativo das escolas de governo; V – oficina de avaliação e encerramento.
O curso buscou aprimorar a capacidade técnica dos servidores do ILB na formulação de documentos estratégicos, contribuindo para a melhoria da gestão educacional do instituto. O treinamento abrange temas como diagnóstico institucional, definição de objetivos, planejamento estratégico e monitoramento de resultados.
Segundo os organizadores, a iniciativa visa alinhar as práticas do ILB às melhores metodologias de planejamento utilizadas nas escolas de governo do país. “Essa é uma oportunidade de capacitação fundamental para qualificar ainda mais nossos servidores e fortalecer o papel do ILB na promoção da educação legislativa”, destacou um dos coordenadores do curso.
A parceria entre o Senado Federal, por meio do ILB, e a UnB reforça o compromisso com a qualificação contínua dos profissionais que atuam na área de formação legislativa. Os participantes destacaram a importância do aprendizado para o desempenho de suas funções.