Resultados
Violência
21/09/2016
Violência contra idoso
Destaque
Violência contra o idoso aumentou nos últimos anos, avaliam internautas
Resultados de enquete promovida pelo DataSenado indicam que a maioria dos internautas acredita que o idoso é desrespeitado no Brasil, enquanto, mais da metade, declara conhecer alguém com 60 anos ou mais que tenha sido sofrido algum tipo de violência.
Violência Todas Social
20/07/2016
Violência contra mulheres
Destaque
Maioria dos internautas conhece mulheres agredidas e vê aumento dessa violência
Mais da metade dos internautas (61%) têm a percepção de que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. A maioria (61%) também revela conhecer alguém que tenha sido vítima desse tipo de violência.
Violência Mulher Todas Social
21/01/2016
Criminalização do terrorismo
Destaque
88% dos internautas acreditam que o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre a criminalização do terrorismo, que está sendo debatido no Congresso Nacional. Entre os temas abrangidos, destacam-se a opinião dos participantes sobre a preparação do Brasil para evitar possíveis ataques terroristas e a redução da pena para o terrorista que abandone sua organização e ajude a evitar novos ataques.
Legislação Todas Segurança Violência
22/12/2015
Violência contra as mulheres nas redes sociais
Destaque
Maioria dos internautas revela já ter visto mensagens desrespeitosas às mulheres nas redes sociais
Resultados da última enquete do DataSenado apontam que, na opinião dos participantes, há uma grande quantidade de publicações nas redes sociais que estimulam a violência contra as mulheres. Também, a maioria dos respondentes apoia a criação de uma lei para punir os autores deste tipo de mensagens na internet.
Violência Mulher Todas Social
17/11/2015
Violência contra a juventude negra- 2015
Destaque
Brasileiros reconhecem: os negros são as maiores vítimas da violência no país
O DataSenado, em 2012, firmou parceria com a então Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR) e realizou pesquisa para analisar a percepção dos cidadãos sobre a violência contra a juventude negra. Com o intuito de dar prosseguimento a esse estudo, nova pesquisa foi realizada, de 16 a 27 de outubro de 2015. Foram ouvidas 1.097 pessoas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Violência Todas Social
11/08/2015
Violência doméstica e familiar contra a mulher- 2015
Destaque
Violência doméstica e familiar contra a mulher
Cem por cento das brasileiras sabem da existência da Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, que tem o objetivo de proteger as mulheres da violência doméstica e familiar. Mas, parcela expressiva ainda se sente desrespeitada, e uma em cada cinco já sofreu algum tipo de violência; dessas mulheres, 26% ainda convivem com o agressor.
Violência Mulher Todas Social Legislação
27/08/2013
Destaque
A violência doméstica e familiar contra a mulher -2013
A Lei Maria da Penha é conhecida por 99% das brasileiras. Também a maioria – 66% – se sente mais protegida desde a sanção da Lei. Entre as mais jovens, esse índice chega aos 71%. Os números são de pesquisa do DataSenado realizada em fevereiro, quinta da série histórica que começou em 2005 e vem retratando avanços e dificuldades vividas pelas brasileiras no combate à violência.
Violência Mulher Todas Social Legislação
07/11/2012
Destaque
Violência contra a juventude negra no Brasil- 2012
A maioria dos homicídios que ocorrem no Brasil atinge pessoas jovens: do total de vítimas em 2010, cerca de 50% tinham entre 15 e 29 anos. Desses, 75% são negros. As respostas governamentais e não-governamentais ao processo de agravamento deste fenômeno em muito se beneficiaram de estudos e diagnósticos elaborados a partir dos dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. No entanto, pouco ainda se sabe sobre as percepções da sociedade acerca de tão importante tema. Por isso, o DataSenado realizou a inédita pesquisa de opinião pública Violência contra a juventude negra no Brasil.
Violência Todas Segurança Social