Enquete on-line realizada pelo DataSenado mostra que 86% dos entrevistados concordam que o Programa Nacional de Conectividade deveria ser custeado em parte pelos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
Para avaliar a opinião dos participantes sobre o tema, primeiramente investigou-se seu nível de conectividade, em que observou-se que 85% dos respondentes declaram ter acesso à internet banda larga.
De acordo com a enquete, 94% dos entrevistados afirmam utilizar a internet diariamente, 2% algumas vezes por semana e 2% algumas vezes no mês. Quando perguntados sobre a forma de utilização, 25% dos participantes declaram ficar a maior parte do tempo utilizando a internet para trabalho, 21% para entretenimento e 20% para estudo.
Em relação à percepção dos respondentes sobre a importância do acesso universal à internet em banda larga para o desenvolvimento econômico e social de uma região, 95% acreditam que é muito importante, 1%, pouco importante e 1% nada importante.
Na opinião dos participantes, o setor que mais se beneficiaria com o acesso universal à internet em banda larga seria a educação (48%), seguida pela comunicação (24%) e pelos serviços públicos (12%).
A enquete ficou disponível no Portal do DataSenado de 1° a 31 de agosto de 2024 e contou com 127 participantes, sendo a maioria composta por pessoas do sexo masculino (61%), da cor branca (54%), abaixo dos 49 anos (65%), com ensino médio completo ou mais (83%), conforme detalhado nos gráficos abaixo.
Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.