Ferramentas Pessoais
Acessar

Enquetes

Internautas aprovam a divulgação de dados das pessoas que recebem benefícios do governo
Em enquete do DataSenado, maioria dos participantes é a favor do PLS 5/2016, que obriga a divulgação do nome e do CPF das pessoas que recebem benefícios previdenciários e assistenciais do governo, além dos respectivos valores recebidos.
Para internautas, criminalizar a exploração do trabalho infantil irá diminuir sua ocorrência no Brasil
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre exploração de trabalho infantil no Brasil. Quase 40% conhecem alguma criança que tenha tido seu trabalho explorado e a maioria acredita que a aprovação do PLS 237/2016 diminuirá o número de casos de trabalho infantil no país.
Internautas são a favor da instituição da escola em tempo integral no ensino fundamental e no médio
Maioria dos participantes de enquete do DataSenado acredita que a educação básica pública no Brasil é ruim ou péssima. Uma das mudanças propostas é a instituição da escola em tempo integral no ensino fundamental e no médio (PLS 255/2014), apoiada por 76% e 60%, respectivamente.
Violência contra o idoso aumentou nos últimos anos, avaliam internautas
Resultados de enquete promovida pelo DataSenado indicam que a maioria dos internautas acredita que o idoso é desrespeitado no Brasil, enquanto, mais da metade, declara conhecer alguém com 60 anos ou mais que tenha sido sofrido algum tipo de violência.
Maioria dos internautas acredita que Olimpíada não trará benefícios para o Brasil
Maioria dos internautas que participaram de enquete do DataSenado acredita que a Olimpíada não trará benefícios para o Brasil. Mais da metade dos respondentes, 63%, se mostraram pouco interessados e apenas 10% indicaram apoiar muito o evento no país.
Maioria dos internautas conhece mulheres agredidas e vê aumento dessa violência
Mais da metade dos internautas (61%) têm a percepção de que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. A maioria (61%) também revela conhecer alguém que tenha sido vítima desse tipo de violência.
99% são contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa
Com recorde de participação, enquete do DataSenado revela que 99% dos 608.470 internautas que responderam são contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa. 64% acreditam que a limitação pode diminuir a qualidade dos serviços e 89% acreditam que os custos irão aumentar.
Para a maioria dos internautas, a Lei de Terceirização trará desvantagens aos trabalhadores
Dos 33.116 internautas que votaram em enquete realizada pelo DataSenado, 83% acreditam que o PLC 30/2015 (Lei de Terceirização), trará desvantagens para o país, principalmente para os trabalhadores. Maioria também acredita que oferta de empregos e salários irão cair.
Participação de mulheres no serviço militar trará vantagens ao Brasil
Resultados de enquete revelam apoio de 83% dos participantes ao PLS 213/2015, que assegura às mulheres a prestação voluntária do Serviço Militar. A presença feminina nas Forças Armadas é aprovada por 93% e 81% acreditam que maior participação de mulheres trará benefícios para o país.
Para maioria dos internautas, o Banco Central deve ser totalmente independente
Maioria dos participantes de enquete do DataSenado sobre a PEC 43/2015, que propõe maior autonomia ao Banco Central, apoiam a independência total do banco. Para 81% dos internautas, maior independência traria vantagens para o país.
Maioria dos internautas defende que agentes de saúde entrem em locais com suspeita de criadouros do Aedes aegypti, mesmo sem a autorização do proprietário
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PL 1.861/2015, que cria a Política Nacional de Combate à Dengue. 82% são a favor que agentes de saúde entrem em imóveis com suspeita de focos de criadouros do Aedes aegypti, mesmo sem a autorização do proprietário.
88% dos internautas acreditam que o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre a criminalização do terrorismo (PLC 101/2015 e PLS 178/2015). Na opinião de 88%, o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas. A maioria defende uma pena de 30 anos de prisão para quem cometer tais atos.
Maioria dos internautas revela já ter visto mensagens desrespeitosas às mulheres nas redes sociais
Resultados de enquete do DataSenado apontam que, na opinião dos participantes, há uma grande quantidade de publicações nas redes sociais que estimulam a violência contra as mulheres. A maioria apoia a criação de uma lei para punir os autores deste tipo de mensagens na internet.
Para 91% de internautas, o Brasil é um país muito burocrático
Em enquete do DataSenado, 91% de internautas percebem o Brasil como um país muito burocrático. Quase 60% acham que a burocracia alcança mais as empresas e para 70%, diminuir as exigências não facilitaria a ocorrência de irregularidades.
Maioria dos internautas aprova punições para pais que não acompanhem a vida escolar dos filhos
Em enquete sobre o PLS 189/2012 e PLS 620/2011, que propõem definir responsabilidades e deveres da família no processo de educação, a maioria apoia a punição de pais ou responsáveis que não comparecerem à escola para acompanhar o desempenho escolar dos filhos.
Enquete do Datasenado revela a corrupção como o principal motivo para a participação nos protestos de 16 de agosto
Resultados de enquete revelam que corrupção, impeachment, gastos do governo e aumento de impostos foram os principais motivos que levaram as pessoas às ruas em 16 de agosto. Metade dos respondentes acredita que, após as manifestações, o Brasil deve melhorar.
Internautas apoiam proposta de impressão de voto para conferência do eleitor
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a proposta de impressão do voto eletrônico (PLS 406/2014), que recebeu o apoio de 92% dos participantes. Apenas 16% têm alta ou média confiança no atual sistema de contagem de votos.
Internautas avaliam como ruim ou péssimo o nível de transparência das empresas estatais
Para 82% de participantes de enquete que avaliou a opinião de cidadãos sobre a Lei de Responsabilidade das Estatais, o nível de transparência de empresas estatais é ruim ou péssimo. A maioria apoia a criação de leis que obriguem essas empresas a adotarem práticas mais transparentes.
Internautas apoiam projeto que proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal
Em enquete realizada pelo DataSenado, 84% foram favoráveis ao PLS 45/2014, projeto de lei que proíbe a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal.
Fator previdenciário
Em enquete sobre a Medida Provisória 664/2014, que propõe uma alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário para o cálculo de seus rendimentos, 75,3% dos participantes foram a favor da proposta.
Inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o PLS 38/2015, que propõe incluir a cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio, 90% de internautas se manifestaram a favor da proposta, enquanto 10% foram contra.
Porte de arma para policiais e bombeiros militares aposentados
O DataSenado realizou enquete sobre o projeto de lei PLS 168/2015, que propõe conceder porte de arma de fogo para policiais e bombeiros militares inativos. 83% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 17% de internautas foram contra.
Proibição do desconto de falta causado por paralisação do transporte público
Resultados de enquete sobre o projeto de lei PLS 210/2014, prevê a proibição do desconto salarial de falta do trabalhador ocasionada por paralisação total do transporte público, revelam que 77% são a favor da proposta, enquanto 23% são contra.
Cota para mulheres na propaganda política
Em enquete realizada pelo DataSenado, internautas opinaram sobre o projeto de lei PLS 232/2013, que prevê a reserva de 30% das propagandas partidárias gratuitas para candidatas mulheres. 56% dos participantes manifestaram-se contra a proposta, enquanto 44% foram a favor.
Crédito na compra de equipamentos de produção de energia elétrica para uso próprio
Enquete avaliou opinião de cidadãos sobre o PLS 48/2014, que a prevê a concessão de crédito pela União, para aquisição de equipamentos e instalação para a autoprodução de energia elétrica. De acordo com os resultados, 78% manifestaram-se a favor da proposta.
Penas mais duras para atos de lesão corporal cometidos contra professor
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o projeto de lei PLS 356/2014, que visa aumentar a pena em caso de lesão corporal cometida contra professor, 95% dos internautas participantes se manifestaram contra o projeto.
Transferência de bilhete aéreo entre passageiros
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o projeto de lei PLS 394/2014, que visa permitir a transferência de bilhete aéreo entre passageiros, 88% de internautas se posicionaram contra o projeto.
Penas mais duras para o tráfico de crack
Mais de 90% de internautas, que participaram de enquete realizada pelo DataSenado, manifestaram apoio ao PLS 137/2014. O projeto de lei propõe endurecer as penas relacionadas ao tráfico de crack.
Venda de alimentos considerados não saudáveis em escolas
O DataSenado realizou enquete sobre o PLC 93/2010, que dispõe sobre a substituição de alimentos não saudáveis nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental, público e privado. Dos respondentes, 78% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 22% votaram contra.
Guarda compartilhada
O DataSenado realizou enquete sobre o PLC 117/2013, que propõe a guarda compartilhada quando não houver consenso entre os pais. A maioria dos participantes, 80%, apoiam a proposta, enquanto 20% são contra.
Auxílio-reclusão
Em enquete do DataSenado sobre o auxílio reclusão, internautas avaliaram a proposta de emenda constitucional PEC 33/2013, que extingue o benefício. No total, 1.962 internautas opinaram, sendo que 82% votaram a favor, enquanto 18% foram contra.
Infração gravíssima ao dirigir utilizando telefone celular
Internautas opinaram, em enquete realizada pelo DataSenado, sobre o projeto de lei PLS 71/2014, que torna infração gravíssima dirigir utilizando o celular. A sondagem recebeu 1.850 votos, com 75% de manifestações favoráveis à aprovação.
Proibição de coligações partidárias em eleições para deputado e vereador
Enquete promovida pelo DataSenado questionou internautas sobre a união de partidos em eleições para deputado e vereador. A PEC 40/2011 prevê que as coligações partidárias sejam admitidas apenas para as eleições majoritárias. 73% votaram a favor da proposta e 27%, contra.
Financiamento de campanhas eleitorais apenas com dinheiro público
O DataSenado, em enquete promovida na internet, questionou internautas sobre PLS 268/2011, que prevê que as campanhas eleitorais sejam financiadas exclusivamente com dinheiro público. Resultados revelam que 64% dos participantes são a favor da proposta e 36%, contra.
Política nacional para doenças raras
Na última enquete promovida pelo DataSenado, maioria de internautas, 95% declarou-se a favor da previsão de recursos orçamentários, em cada esfera de governo, para assegurar a atenção à saúde da pessoa com doença rara. O assunto é tratado no projeto de lei PLS 530/2013.
Redução da jornada de trabalho
Na última enquete promovida pelo DataSenado maioria de internautas declarou-se a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O assunto é tratado no projeto de lei PLS 254/2005. 84% dos participantes foram a favor, enquanto 16% foram contrários à mudança.
Vandalismo
Em enquete realizada pelo DataSenado, internautas opinaram sobre o PLS 451/2013, que propõe duplicar a pena em ocorrências de associação criminosa formada com o intuito de praticar atos de vandalismo em manifestações públicas. Maioria de 54% de internautas concorda com a proposta.
Tipificação do crime de feminicídio
O projeto de lei PLS 292/2013, que insere o assassinato de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no rol de crimes hediondos, recebeu o apoio de apenas 24% dos internautas que votaram em enquete do DataSenado. Outros 76% afirmaram ser contra a proposta.
Greve em serviço público
Enquete sondou a opinião de internautas sobre o PLS 710/2011, que disciplina o direito de greve no serviço público. Mais da metade votou contra a proposta que prevê que, em caso de greve, serviços de segurança pública mantenham em atividade no mínimo 80% de seus servidores.
Desmilitarização da PM
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a desmilitarização da Polícia Militar. Ao todo, 54% dos votos foram contrários à mudança e 46%, a favor. O tema é apenas uma das mudanças contidas na PEC 51/2013, que reestrutura a segurança pública.
Liberação de inibidores de apetite
O DataSenado realizou enquete para avaliar a opinião de internautas sobre a liberação do uso de inibidores de apetite (PDS 52/2014). A Anvisa restringiu a comercialização desses produtos, em 2011. Segundo os resultados, 62% afirmaram ser favoráveis à liberação.
Imposto sobre grandes fortunas
O projeto de lei PLS 534/2011, que estabelece imposto sobre grandes fortunas (patrimônio superior a 2,5 milhões de reais), foi tema de enquete realizada pelo DataSenado. A maioria dos respondentes, 78%, afirmou ser favorável à proposta.
Extinção da idade penal
Enquete promovida pelo DataSenado indicou que uma maioria de internautas apoia o PLS 147/2013, que acaba com a chamada maioridade penal. Dos que participaram da enquete, 81% concordam com a possibilidade de crianças e adolescentes serem julgados como adultos.
Limitador de velocidade
O projeto de lei PLS 235/2003, que inclui o limitador de velocidade entre os equipamentos obrigatórios dos veículos, foi tema de enquete do DataSenado. Na ocasião, 67,2% dos internautas votaram contra a proposta, enquanto 32,8% mostraram-se favoráveis à alteração.
Carteira de habilitação para jovens entre 16 e 18 anos
Maioria, 62%, dos internautas que participaram de enquete do DataSenado se posicionou contra a possibilidade de jovens com idade entre 16 e 18 anos tirarem carteira de habilitação. Outros 38% apoiam a medida, proposta pelo projeto de lei PLS 142/2013.
Exame Nacional de Proficiência em Medicina
O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício legal da Medicina no país (PLS 217/2004). Ampla maioria, 88,4%, é favorável ao projeto.
Humilhação pela internet deve se tornar crime?
O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que prevê tornar crime o uso da internet para humilhar uma pessoa, prática conhecida como “bullying” virtual (PLS 21/2013). Entre os internautas que responderam, 85,4% apoiam a proposta.
Ampliação de licença-paternidade
Enquete do DataSenado avaliou a opinião dos internautas sobre a regulamentação da licença-paternidade. 67,4% disseram que deveria ser estendida para 30 dias, 19,8% acreditam que a licença deveria ser de 15 dias de licença e 12,9% acham que não deve haver alteração no prazo.
Prazo maior para progressão de regime penal
Maioria (50,2%) é contra o aumento do prazo necessário para se conceder o direito de progressão de regime a condenados que tenham cumprido parte da pena (PLS 236/2012). Esse foi o resultado da enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado.
Indenização por cancelamento de voo
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a indenização por danos morais e materiais em razão de cancelamento de voo (PLS 313/2013). A proposta recebeu o apoio de 90,8% dos participantes.
Obrigatoriedade de creches para filhos de trabalhadores
A última enquete promovida pelo DataSenado e Agência Senado avaliou a opinião dos internautas a respeito do Projeto de Lei do Senado 236/2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O texto proposto altera a redação dos §§ 1º e 2º do art. 389 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, estabelecendo a obrigatoriedade de manutenção, pelo empregador, de berçário ou creche no local de trabalho para os filhos de até cinco anos de idade de seus trabalhadores.
Reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres
Mais da metade dos internautas que participaram de enquete do DataSenado é favorável à proposta que prevê a convocação de plebiscito sobre a reserva de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos cargos nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal para mulheres.
Redução do tempo de campanhas eleitorais
Em enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, 89% dos respondentes foram favoráveis a reduzir o tempo e diminuir o custo das campanhas eleitorais (PLS 441/2012).
Reconhecimento automático de diplomas expedidos por instituições estrangeiras de comprovada excelência
Em enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, 69% dos internautas foram contrários ao PLS 399/2011, que propõe a revalidação e o reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica.
Trabalho de estudantes de Medicina no SUS
Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado revelou que 85% dos internautas são contrários à proposta de ampliar de seis para oito anos a duração dos cursos de Medicina, sendo que os alunos teriam que prestar serviços no Sistema único de Saúde (SUS) nos dois anos extras.
Passe livre estudantil custeado com recursos da exploração do petróleo
O PLS 248/2013, que estabelece que o passe livre para estudantes seja custeado com recursos da exploração do petróleo, recebeu apoio de 71% de internautas que opinaram em enquete do DataSenado.
Consequências da Lei "De Olho no Imposto"
Em enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado, maioria de internautas (53%) acredita que a Lei 12.741/2012, também conhecida como “De Olho no Imposto”, aumentará a pressão para reduzir os impostos pagos pelos contribuintes.
Aumento do limite da idade dos dependentes econômicos que podem ser declarados no imposto de renda
Em enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, maioria de internautas aprova a ampliação da idade dos dependentes econômicos que podem ser declarados no imposto de renda, proposta no PLS 145/2008.
Obrigatoriedade de médicos recém-formados com recursos públicos trabalharem no interior do país
Em enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, 51,5% dos participantes foram contrários à proposta (PLS 168/2012) que exige a prestação de serviço dos graduados em medicina em municípios com menos de trinta mil habitantes ou comunidades carentes de regiões metropolitanas.
Obrigatoriedade de título de pós-graduação para professores universitários
O DataSenado e Agência Senado realizaram enquete sobre o PLS 123/2013 que estabelece a titulação em nível de pós-graduação como exigência em concursos públicos para professores de instituições federais de ensino superior. A maioria, 83,1%, opinou de forma favorável à questão.
Dedução de valores doados a projetos e atividades de reciclagem do IR
Enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado sobre o PLS 187/2012, que permite deduzir do imposto de renda valores doados a projetos e atividades de reciclagem revelou que a maioria, 73%, é favorável à questão. Por outro lado, 27% reprovaram a proposta.
Tornar crime hediondo o assassinato de agentes públicos
Em enquete realizada pelo DataSenado, a maioria dos participantes (77%) votou a favor da proposta que pretende qualificar o crime de homicídio contra agentes públicos e torná-lo hediondo (PLS 41/2013).
Auxílio financeiro à mulher vítima de violência doméstica
Maioria é contrária à proposta que institui o auxílio financeiro à mulher vítima de violência doméstica (PLS 443/2011). Enquete foi realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado e teve participação de 2.662 internautas.
Cirurgia plástica reparadora à mulher vítima de violência doméstica
Enquete realizada pelo DataSenado sondou a opinião dos internautas sobre cirurgia plástica reparadora à mulher vítima de violência doméstica, proposto no PLS 139/2010. A grande maioria, 94%, se disse favorável à garantia desse tipo de cirurgia, no âmbito do SUS.
Educação básica em tempo integral
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 320/2008, que cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE) para implantar horário integral nas escolas Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. A maioria, 92%, opinou de forma favorável à questão.
Caracterizar o abandono moral dos filhos como conduta ilícita
O DataSenado realizou enquete sobre proposta para caracterizar o abandono moral dos filhos como ilícito civil e penal (PLS 700/2007). Os resultados apontaram que a maioria, 76%, é favorável ao projeto. Por outro lado, 24% foram contra.
Comercialização de refeições rápidas acompanhadas de brindes
O DataSenado realizou enquete sobre a comercialização de refeição rápida acompanhada de brinquedos (PLS 144/2012). A maioria, 60,9%, se disse contrária ao projeto e favorável à comercialização de refeições rápidas com objetos de apelo infantil.
Concessão de fiança nos crimes praticados com violência ou grave ameaça à pessoa
O DataSenado e a Agência Senado realizaram enquete sobre o PLS 40/2012, que proíbe a concessão de fiança nos crimes praticados com violência ou grave ameaça à pessoa. A maioria se manifestou favorável, 91%.
Voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos
O DataSenado e a Agência Senado realizaram enquete sobre a PEC 55/2012, que torna o voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos. Dos 2.542 internautas que participaram da votação, 85% votaram a favor do voto facultativo para todos.
Assinaturas eletrônicas para apresentação de projetos de iniciativa popular
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 129/2010, que permite assinaturas eletrônicas para apresentação de iniciativa popular. Dos 5.891 internautas que participaram da votação, apenas 4,8% se opuseram à proposta.
Prisão de avô em caso de inadimplência do pai em pensão alimentícia
Propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
O DataSenado realizou enquete sobre o projeto que proíbe a propaganda comercial de bebidas alcoólicas no Brasil (PLS 9/2012). Dos 2.470 internautas que participaram, a maioria (80,2%) votou contra a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil, manifestando apoio ao projeto.
Consulta a cadastros de devedores para seleção de emprego
O DataSenado realizou enquete sobre proposta de proibição de consulta prévia por um empregador aos sistemas de pesquisas cadastrais de crédito (como Serasa e SPC) como critério para admissão em emprego. Dos 1.220 votos, 56% se posicionaram contra a proposta e 44% registraram voto favorável.
Multa para pais ausentes na educação dos filhos
Revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho
Enquete sobre o projeto que proíbe órgãos públicos e empresas privadas de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias nos locais de trabalho resultou praticamente em empate. Dos 3.582 votos, 50,1% manifestaram-se favoráveis e 49,9% votaram contra a proposta.
Legalização da produção e do porte de drogas para consumo próprio
O DataSenado realizou enquete sobre projeto de lei que reforma o Código Penal Brasileiro, permitindo a produção e o porte de drogas para consumo próprio. Os resultados mostram que 84,92% dos 370.843 votos registrados no site do Senado manifestaram apoio à proposta.
Isenção de impostos para bicicletas
O DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião dos internautas sobre o projeto de lei que concede isenção de impostos para bicicletas, suas partes e peças (PLS 166/2009). Dos 2.005 internautas que votaram, 89,5% manifestaram-se a favor da proposta.
Reserva de vagas em universidades para alunos de escolas públicas
O DataSenado realizou enquete sobre a possibilidade de reservar no mínimo 50% das vagas em universidades federais para alunos do ensino médio de escolas públicas. Dos 2.764 internautas que votaram no site do Senado, 73% manifestaram-se a favor da proposta.
Ampliação das horas de voo dos aeronautas
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 434/2011, que permite a ampliação das horas de voo dos aeronautas, ampliando a quantidade de suas folgas. Dos 1.327 internautas que votaram no site do Senado, 80,5% manifestaram-se contrários à proposta.
Venda de medicamento a preço de custo para aposentados
Maioria de internautas é a favor da venda de medicamento a preço de custo para aposentados, conforme propõe o PLS 181/2010. Dos 1.955 internautas que participaram de enquete do DataSenado, 95,4% manifestaram-se a favor da proposta.
Considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições
O DataSenado realizou enquete sobre a possibilidade de considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições de segurança (PLS 38/2012). Dos 2.657 internautas que votaram no site do Senado, mais de 75% manifestaram-se a favor.
Separação de bens para união estável
Em enquete sobre o PLS 616/2011, 71% manifestaram-se a favor da possibilidade de o regime de separação de bens tornar-se próprio da união estável. A enquete foi realizada pelo DataSenado com a participação de 1.525 internautas.
Fim da liberdade condicional para crimes graves
Maioria é a favor da possibilidade de extinção da liberdade condicional para condenados por crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura ou terrorismo, proposta no PLS 542/2011. Dos 2.339 internautas que participaram da sondagem no site, somente 26% votaram contra a proposta.
Direito de greve na Copa
Enquete realizada pelo DataSenado revelou que maioria é contra a restrição do direito de greve durante a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil em 2014. Dos 1. 659 internautas que participaram, 33% votaram a favor da proposição do PLS 728/2011.
Criminalizar a preparação de homicídio, mesmo sem cometê-lo
Quase 78% dos internautas que participaram de enquete são favoráveis a tornar crime o ato de preparar homicídio ou crime hediondo, mesmo sem o cometimento (PLS 555/2011). Participaram da sondagem, no site do Senado Federal, 1.426 internautas.
Permissão de falta ao trabalho para ir a reunião escolar
O DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião dos internautas sobre a possibilidade de ausência ao trabalho para participar de reunião na escola dos filhos. Dos 2.580 internautas que participaram da sondagem no site do Senado, entre os dias 16 de março e 01 de abril, 82% votaram a favor da proposição, enquanto 18% manifestaram-se contrários à proposta.
Dedução de livros técnicos no IR
A possibilidade de dedução de despesas com livros técnicos no Imposto de Renda Pessoa Física (PLS 549/2011) recebeu apoio de 95% dos internautas. Dos 1.321 internautas que participaram da sondagem no site do Senado, somente 5% manifestaram-se contrários à proposta.
Venda de bebida a menores
Medida que pretende transformar em crime a venda de bebida alcoólica a menores mediante alteração do art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente recebeu amplo apoio dos internautas. O PLS 655/2011 recebeu 82% de votos favoráveis, enquanto 17% manifestaram-se contrários.
Merenda nas escolas públicas
Enquete revelou 84% de apoio ao PLS 409/2011, que prevê a responsabilização, na esfera administrativa, civil e criminal, dos gestores públicos que não garantirem a alimentação escolar aos alunos da educação básica, conforme as necessidades nutricionais desses alunos.
Prisão para invasores digitais
Em enquete realizada pelo DataSenado, o PLS 427/2011, que propõe a pena de prisão para quem acessar sistemas digitais sem autorização, recebeu 61,8% de votos favoráveis e 38,2% de votos contrários.
Não discriminação por gênero ou orientação sexual
Você é a favor ou contra a emenda na Constituição que inclui entre os objetivos nacionais de promoção do bem de todos, a não discriminação por identidade de gênero ou orientação sexual? (PEC 111/11)
Lei da Ficha Limpa para os servidores públicos
Suspensão de autorizações para novos desmatamentos na Amazônia
A Emenda 103/CCT, que suspende autorizações para novos desmatamentos na Amazônia, recebeu ampla maioria de votos em enquete realizada pelo DataSenado. No total, 83,6% dos 4.523 votos foram a favor da restrição.
Redução da maioridade penal
Garantia de meia-entrada aos estudantes de até 29 anos
Você é a favor ou contra a garantia oferecida no Estatuto da Juventude, de meia-entrada a estudantes de até 29 anos, em eventos artístico-culturais, de entretenimento e lazer (PLC 98/2011)?
Fim do voto secreto no Congresso
Fim do uso das sacolas plásticas não biodegradáveis
Criminalização da criação de perfil falso na internet
Modificação na Lei dos Crimes Hediondos
Gorjeta de 20% para garçons, entre 23h e 6h
registrado em: ,