- Info
Enquetes
-
Internautas aprovam a divulgação de dados das pessoas que recebem benefícios do governo
-
Em enquete do DataSenado, maioria dos participantes é a favor do PLS 5/2016, que obriga a divulgação do nome e do CPF das pessoas que recebem benefícios previdenciários e assistenciais do governo, além dos respectivos valores recebidos.
-
Para internautas, criminalizar a exploração do trabalho infantil irá diminuir sua ocorrência no Brasil
-
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre exploração de trabalho infantil no Brasil. Quase 40% conhecem alguma criança que tenha tido seu trabalho explorado e a maioria acredita que a aprovação do PLS 237/2016 diminuirá o número de casos de trabalho infantil no país.
-
Internautas são a favor da instituição da escola em tempo integral no ensino fundamental e no médio
-
Maioria dos participantes de enquete do DataSenado acredita que a educação básica pública no Brasil é ruim ou péssima. Uma das mudanças propostas é a instituição da escola em tempo integral no ensino fundamental e no médio (PLS 255/2014), apoiada por 76% e 60%, respectivamente.
-
Violência contra o idoso aumentou nos últimos anos, avaliam internautas
-
Resultados de enquete promovida pelo DataSenado indicam que a maioria dos internautas acredita que o idoso é desrespeitado no Brasil, enquanto, mais da metade, declara conhecer alguém com 60 anos ou mais que tenha sido sofrido algum tipo de violência.
-
Maioria dos internautas acredita que Olimpíada não trará benefícios para o Brasil
-
Maioria dos internautas que participaram de enquete do DataSenado acredita que a Olimpíada não trará benefícios para o Brasil. Mais da metade dos respondentes, 63%, se mostraram pouco interessados e apenas 10% indicaram apoiar muito o evento no país.
-
Maioria dos internautas conhece mulheres agredidas e vê aumento dessa violência
-
Mais da metade dos internautas (61%) têm a percepção de que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. A maioria (61%) também revela conhecer alguém que tenha sido vítima desse tipo de violência.
-
99% são contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa
-
Com recorde de participação, enquete do DataSenado revela que 99% dos 608.470 internautas que responderam são contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa. 64% acreditam que a limitação pode diminuir a qualidade dos serviços e 89% acreditam que os custos irão aumentar.
-
Para a maioria dos internautas, a Lei de Terceirização trará desvantagens aos trabalhadores
-
Dos 33.116 internautas que votaram em enquete realizada pelo DataSenado, 83% acreditam que o PLC 30/2015 (Lei de Terceirização), trará desvantagens para o país, principalmente para os trabalhadores. Maioria também acredita que oferta de empregos e salários irão cair.
-
Participação de mulheres no serviço militar trará vantagens ao Brasil
-
Resultados de enquete revelam apoio de 83% dos participantes ao PLS 213/2015, que assegura às mulheres a prestação voluntária do Serviço Militar. A presença feminina nas Forças Armadas é aprovada por 93% e 81% acreditam que maior participação de mulheres trará benefícios para o país.
-
Para maioria dos internautas, o Banco Central deve ser totalmente independente
-
Maioria dos participantes de enquete do DataSenado sobre a PEC 43/2015, que propõe maior autonomia ao Banco Central, apoiam a independência total do banco. Para 81% dos internautas, maior independência traria vantagens para o país.
-
Maioria dos internautas defende que agentes de saúde entrem em locais com suspeita de criadouros do Aedes aegypti, mesmo sem a autorização do proprietário
-
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PL 1.861/2015, que cria a Política Nacional de Combate à Dengue. 82% são a favor que agentes de saúde entrem em imóveis com suspeita de focos de criadouros do Aedes aegypti, mesmo sem a autorização do proprietário.
-
88% dos internautas acreditam que o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas
-
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre a criminalização do terrorismo (PLC 101/2015 e PLS 178/2015). Na opinião de 88%, o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas. A maioria defende uma pena de 30 anos de prisão para quem cometer tais atos.
-
Maioria dos internautas revela já ter visto mensagens desrespeitosas às mulheres nas redes sociais
-
Resultados de enquete do DataSenado apontam que, na opinião dos participantes, há uma grande quantidade de publicações nas redes sociais que estimulam a violência contra as mulheres. A maioria apoia a criação de uma lei para punir os autores deste tipo de mensagens na internet.
-
Para 91% de internautas, o Brasil é um país muito burocrático
-
Em enquete do DataSenado, 91% de internautas percebem o Brasil como um país muito burocrático. Quase 60% acham que a burocracia alcança mais as empresas e para 70%, diminuir as exigências não facilitaria a ocorrência de irregularidades.
-
Maioria dos internautas aprova punições para pais que não acompanhem a vida escolar dos filhos
-
Em enquete sobre o PLS 189/2012 e PLS 620/2011, que propõem definir responsabilidades e deveres da família no processo de educação, a maioria apoia a punição de pais ou responsáveis que não comparecerem à escola para acompanhar o desempenho escolar dos filhos.
-
Enquete do Datasenado revela a corrupção como o principal motivo para a participação nos protestos de 16 de agosto
-
Resultados de enquete revelam que corrupção, impeachment, gastos do governo e aumento de impostos foram os principais motivos que levaram as pessoas às ruas em 16 de agosto. Metade dos respondentes acredita que, após as manifestações, o Brasil deve melhorar.
-
Internautas apoiam proposta de impressão de voto para conferência do eleitor
-
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a proposta de impressão do voto eletrônico (PLS 406/2014), que recebeu o apoio de 92% dos participantes. Apenas 16% têm alta ou média confiança no atual sistema de contagem de votos.
-
Internautas avaliam como ruim ou péssimo o nível de transparência das empresas estatais
-
Para 82% de participantes de enquete que avaliou a opinião de cidadãos sobre a Lei de Responsabilidade das Estatais, o nível de transparência de empresas estatais é ruim ou péssimo. A maioria apoia a criação de leis que obriguem essas empresas a adotarem práticas mais transparentes.
-
Internautas apoiam projeto que proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal
-
Em enquete realizada pelo DataSenado, 84% foram favoráveis ao PLS 45/2014, projeto de lei que proíbe a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal.
-
Fator previdenciário
-
Em enquete sobre a Medida Provisória 664/2014, que propõe uma alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário para o cálculo de seus rendimentos, 75,3% dos participantes foram a favor da proposta.
-
Inclusão da cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio
-
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o PLS 38/2015, que propõe incluir a cidadania como disciplina obrigatória no ensino médio, 90% de internautas se manifestaram a favor da proposta, enquanto 10% foram contra.
-
Porte de arma para policiais e bombeiros militares aposentados
-
O DataSenado realizou enquete sobre o projeto de lei PLS 168/2015, que propõe conceder porte de arma de fogo para policiais e bombeiros militares inativos. 83% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 17% de internautas foram contra.
-
Proibição do desconto de falta causado por paralisação do transporte público
-
Resultados de enquete sobre o projeto de lei PLS 210/2014, prevê a proibição do desconto salarial de falta do trabalhador ocasionada por paralisação total do transporte público, revelam que 77% são a favor da proposta, enquanto 23% são contra.
-
Cota para mulheres na propaganda política
-
Em enquete realizada pelo DataSenado, internautas opinaram sobre o projeto de lei PLS 232/2013, que prevê a reserva de 30% das propagandas partidárias gratuitas para candidatas mulheres. 56% dos participantes manifestaram-se contra a proposta, enquanto 44% foram a favor.
-
Crédito na compra de equipamentos de produção de energia elétrica para uso próprio
-
Enquete avaliou opinião de cidadãos sobre o PLS 48/2014, que a prevê a concessão de crédito pela União, para aquisição de equipamentos e instalação para a autoprodução de energia elétrica. De acordo com os resultados, 78% manifestaram-se a favor da proposta.
-
Penas mais duras para atos de lesão corporal cometidos contra professor
-
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o projeto de lei PLS 356/2014, que visa aumentar a pena em caso de lesão corporal cometida contra professor, 95% dos internautas participantes se manifestaram contra o projeto.
-
Transferência de bilhete aéreo entre passageiros
-
Em enquete realizada pelo DataSenado sobre o projeto de lei PLS 394/2014, que visa permitir a transferência de bilhete aéreo entre passageiros, 88% de internautas se posicionaram contra o projeto.
-
Penas mais duras para o tráfico de crack
-
Mais de 90% de internautas, que participaram de enquete realizada pelo DataSenado, manifestaram apoio ao PLS 137/2014. O projeto de lei propõe endurecer as penas relacionadas ao tráfico de crack.
-
Venda de alimentos considerados não saudáveis em escolas
-
O DataSenado realizou enquete sobre o PLC 93/2010, que dispõe sobre a substituição de alimentos não saudáveis nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental, público e privado. Dos respondentes, 78% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 22% votaram contra.
-
Guarda compartilhada
-
O DataSenado realizou enquete sobre o PLC 117/2013, que propõe a guarda compartilhada quando não houver consenso entre os pais. A maioria dos participantes, 80%, apoiam a proposta, enquanto 20% são contra.
-
Auxílio-reclusão
-
Em enquete do DataSenado sobre o auxílio reclusão, internautas avaliaram a proposta de emenda constitucional PEC 33/2013, que extingue o benefício. No total, 1.962 internautas opinaram, sendo que 82% votaram a favor, enquanto 18% foram contra.
-
Infração gravíssima ao dirigir utilizando telefone celular
-
Internautas opinaram, em enquete realizada pelo DataSenado, sobre o projeto de lei PLS 71/2014, que torna infração gravíssima dirigir utilizando o celular. A sondagem recebeu 1.850 votos, com 75% de manifestações favoráveis à aprovação.
-
Proibição de coligações partidárias em eleições para deputado e vereador
-
Enquete promovida pelo DataSenado questionou internautas sobre a união de partidos em eleições para deputado e vereador. A PEC 40/2011 prevê que as coligações partidárias sejam admitidas apenas para as eleições majoritárias. 73% votaram a favor da proposta e 27%, contra.
-
Financiamento de campanhas eleitorais apenas com dinheiro público
-
O DataSenado, em enquete promovida na internet, questionou internautas sobre PLS 268/2011, que prevê que as campanhas eleitorais sejam financiadas exclusivamente com dinheiro público. Resultados revelam que 64% dos participantes são a favor da proposta e 36%, contra.
-
Política nacional para doenças raras
-
Na última enquete promovida pelo DataSenado, maioria de internautas, 95% declarou-se a favor da previsão de recursos orçamentários, em cada esfera de governo, para assegurar a atenção à saúde da pessoa com doença rara. O assunto é tratado no projeto de lei PLS 530/2013.
-
Redução da jornada de trabalho
-
Na última enquete promovida pelo DataSenado maioria de internautas declarou-se a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O assunto é tratado no projeto de lei PLS 254/2005. 84% dos participantes foram a favor, enquanto 16% foram contrários à mudança.
-
Vandalismo
-
Em enquete realizada pelo DataSenado, internautas opinaram sobre o PLS 451/2013, que propõe duplicar a pena em ocorrências de associação criminosa formada com o intuito de praticar atos de vandalismo em manifestações públicas. Maioria de 54% de internautas concorda com a proposta.
-
Tipificação do crime de feminicídio
-
O projeto de lei PLS 292/2013, que insere o assassinato de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no rol de crimes hediondos, recebeu o apoio de apenas 24% dos internautas que votaram em enquete do DataSenado. Outros 76% afirmaram ser contra a proposta.
-
Greve em serviço público
-
Enquete sondou a opinião de internautas sobre o PLS 710/2011, que disciplina o direito de greve no serviço público. Mais da metade votou contra a proposta que prevê que, em caso de greve, serviços de segurança pública mantenham em atividade no mínimo 80% de seus servidores.
-
Desmilitarização da PM
-
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a desmilitarização da Polícia Militar. Ao todo, 54% dos votos foram contrários à mudança e 46%, a favor. O tema é apenas uma das mudanças contidas na PEC 51/2013, que reestrutura a segurança pública.
-
Liberação de inibidores de apetite
-
O DataSenado realizou enquete para avaliar a opinião de internautas sobre a liberação do uso de inibidores de apetite (PDS 52/2014). A Anvisa restringiu a comercialização desses produtos, em 2011. Segundo os resultados, 62% afirmaram ser favoráveis à liberação.
-
Imposto sobre grandes fortunas
-
O projeto de lei PLS 534/2011, que estabelece imposto sobre grandes fortunas (patrimônio superior a 2,5 milhões de reais), foi tema de enquete realizada pelo DataSenado. A maioria dos respondentes, 78%, afirmou ser favorável à proposta.
-
Extinção da idade penal
-
Enquete promovida pelo DataSenado indicou que uma maioria de internautas apoia o PLS 147/2013, que acaba com a chamada maioridade penal. Dos que participaram da enquete, 81% concordam com a possibilidade de crianças e adolescentes serem julgados como adultos.
-
Limitador de velocidade
-
O projeto de lei PLS 235/2003, que inclui o limitador de velocidade entre os equipamentos obrigatórios dos veículos, foi tema de enquete do DataSenado. Na ocasião, 67,2% dos internautas votaram contra a proposta, enquanto 32,8% mostraram-se favoráveis à alteração.
-
Carteira de habilitação para jovens entre 16 e 18 anos
-
Maioria, 62%, dos internautas que participaram de enquete do DataSenado se posicionou contra a possibilidade de jovens com idade entre 16 e 18 anos tirarem carteira de habilitação. Outros 38% apoiam a medida, proposta pelo projeto de lei PLS 142/2013.
-
Exame Nacional de Proficiência em Medicina
-
O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício legal da Medicina no país (PLS 217/2004). Ampla maioria, 88,4%, é favorável ao projeto.
-
Humilhação pela internet deve se tornar crime?
-
O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que prevê tornar crime o uso da internet para humilhar uma pessoa, prática conhecida como “bullying” virtual (PLS 21/2013). Entre os internautas que responderam, 85,4% apoiam a proposta.
-
Ampliação de licença-paternidade
-
Enquete do DataSenado avaliou a opinião dos internautas sobre a regulamentação da licença-paternidade. 67,4% disseram que deveria ser estendida para 30 dias, 19,8% acreditam que a licença deveria ser de 15 dias de licença e 12,9% acham que não deve haver alteração no prazo.
-
Prazo maior para progressão de regime penal
-
Maioria (50,2%) é contra o aumento do prazo necessário para se conceder o direito de progressão de regime a condenados que tenham cumprido parte da pena (PLS 236/2012). Esse foi o resultado da enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado.
-
Indenização por cancelamento de voo
-
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a indenização por danos morais e materiais em razão de cancelamento de voo (PLS 313/2013). A proposta recebeu o apoio de 90,8% dos participantes.
-
Obrigatoriedade de creches para filhos de trabalhadores
-
A última enquete promovida pelo DataSenado e Agência Senado avaliou a opinião dos internautas a respeito do Projeto de Lei do Senado 236/2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O texto proposto altera a redação dos §§ 1º e 2º do art. 389 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, estabelecendo a obrigatoriedade de manutenção, pelo empregador, de berçário ou creche no local de trabalho para os filhos de até cinco anos de idade de seus trabalhadores.
-
Reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres
-
Mais da metade dos internautas que participaram de enquete do DataSenado é favorável à proposta que prevê a convocação de plebiscito sobre a reserva de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos cargos nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal para mulheres.
-
Redução do tempo de campanhas eleitorais
-
Em enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, 89% dos respondentes foram favoráveis a reduzir o tempo e diminuir o custo das campanhas eleitorais (PLS 441/2012).
-
Reconhecimento automático de diplomas expedidos por instituições estrangeiras de comprovada excelência
-
Em enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, 69% dos internautas foram contrários ao PLS 399/2011, que propõe a revalidação e o reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica.
-
Trabalho de estudantes de Medicina no SUS
-
Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado revelou que 85% dos internautas são contrários à proposta de ampliar de seis para oito anos a duração dos cursos de Medicina, sendo que os alunos teriam que prestar serviços no Sistema único de Saúde (SUS) nos dois anos extras.
-
Passe livre estudantil custeado com recursos da exploração do petróleo
-
O PLS 248/2013, que estabelece que o passe livre para estudantes seja custeado com recursos da exploração do petróleo, recebeu apoio de 71% de internautas que opinaram em enquete do DataSenado.
-
Consequências da Lei "De Olho no Imposto"
-
Em enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado, maioria de internautas (53%) acredita que a Lei 12.741/2012, também conhecida como “De Olho no Imposto”, aumentará a pressão para reduzir os impostos pagos pelos contribuintes.
-
Aumento do limite da idade dos dependentes econômicos que podem ser declarados no imposto de renda
-
Em enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, maioria de internautas aprova a ampliação da idade dos dependentes econômicos que podem ser declarados no imposto de renda, proposta no PLS 145/2008.
-
Obrigatoriedade de médicos recém-formados com recursos públicos trabalharem no interior do país
-
Em enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, 51,5% dos participantes foram contrários à proposta (PLS 168/2012) que exige a prestação de serviço dos graduados em medicina em municípios com menos de trinta mil habitantes ou comunidades carentes de regiões metropolitanas.
-
Obrigatoriedade de título de pós-graduação para professores universitários
-
O DataSenado e Agência Senado realizaram enquete sobre o PLS 123/2013 que estabelece a titulação em nível de pós-graduação como exigência em concursos públicos para professores de instituições federais de ensino superior. A maioria, 83,1%, opinou de forma favorável à questão.
-
Dedução de valores doados a projetos e atividades de reciclagem do IR
-
Enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado sobre o PLS 187/2012, que permite deduzir do imposto de renda valores doados a projetos e atividades de reciclagem revelou que a maioria, 73%, é favorável à questão. Por outro lado, 27% reprovaram a proposta.
-
Tornar crime hediondo o assassinato de agentes públicos
-
Em enquete realizada pelo DataSenado, a maioria dos participantes (77%) votou a favor da proposta que pretende qualificar o crime de homicídio contra agentes públicos e torná-lo hediondo (PLS 41/2013).
-
Auxílio financeiro à mulher vítima de violência doméstica
-
Maioria é contrária à proposta que institui o auxílio financeiro à mulher vítima de violência doméstica (PLS 443/2011). Enquete foi realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado e teve participação de 2.662 internautas.
-
Cirurgia plástica reparadora à mulher vítima de violência doméstica
-
Enquete realizada pelo DataSenado sondou a opinião dos internautas sobre cirurgia plástica reparadora à mulher vítima de violência doméstica, proposto no PLS 139/2010. A grande maioria, 94%, se disse favorável à garantia desse tipo de cirurgia, no âmbito do SUS.
-
Educação básica em tempo integral
-
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 320/2008, que cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE) para implantar horário integral nas escolas Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. A maioria, 92%, opinou de forma favorável à questão.
-
Caracterizar o abandono moral dos filhos como conduta ilícita
-
O DataSenado realizou enquete sobre proposta para caracterizar o abandono moral dos filhos como ilícito civil e penal (PLS 700/2007). Os resultados apontaram que a maioria, 76%, é favorável ao projeto. Por outro lado, 24% foram contra.
-
Comercialização de refeições rápidas acompanhadas de brindes
-
O DataSenado realizou enquete sobre a comercialização de refeição rápida acompanhada de brinquedos (PLS 144/2012). A maioria, 60,9%, se disse contrária ao projeto e favorável à comercialização de refeições rápidas com objetos de apelo infantil.
-
Concessão de fiança nos crimes praticados com violência ou grave ameaça à pessoa
-
O DataSenado e a Agência Senado realizaram enquete sobre o PLS 40/2012, que proíbe a concessão de fiança nos crimes praticados com violência ou grave ameaça à pessoa. A maioria se manifestou favorável, 91%.
-
Voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos
-
O DataSenado e a Agência Senado realizaram enquete sobre a PEC 55/2012, que torna o voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos. Dos 2.542 internautas que participaram da votação, 85% votaram a favor do voto facultativo para todos.
-
Assinaturas eletrônicas para apresentação de projetos de iniciativa popular
-
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 129/2010, que permite assinaturas eletrônicas para apresentação de iniciativa popular. Dos 5.891 internautas que participaram da votação, apenas 4,8% se opuseram à proposta.
-
Prisão de avô em caso de inadimplência do pai em pensão alimentícia
-
Propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
-
O DataSenado realizou enquete sobre o projeto que proíbe a propaganda comercial de bebidas alcoólicas no Brasil (PLS 9/2012). Dos 2.470 internautas que participaram, a maioria (80,2%) votou contra a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil, manifestando apoio ao projeto.
-
Consulta a cadastros de devedores para seleção de emprego
-
O DataSenado realizou enquete sobre proposta de proibição de consulta prévia por um empregador aos sistemas de pesquisas cadastrais de crédito (como Serasa e SPC) como critério para admissão em emprego. Dos 1.220 votos, 56% se posicionaram contra a proposta e 44% registraram voto favorável.
-
Multa para pais ausentes na educação dos filhos
-
Revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho
-
Enquete sobre o projeto que proíbe órgãos públicos e empresas privadas de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias nos locais de trabalho resultou praticamente em empate. Dos 3.582 votos, 50,1% manifestaram-se favoráveis e 49,9% votaram contra a proposta.
-
Legalização da produção e do porte de drogas para consumo próprio
-
O DataSenado realizou enquete sobre projeto de lei que reforma o Código Penal Brasileiro, permitindo a produção e o porte de drogas para consumo próprio. Os resultados mostram que 84,92% dos 370.843 votos registrados no site do Senado manifestaram apoio à proposta.
-
Isenção de impostos para bicicletas
-
O DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião dos internautas sobre o projeto de lei que concede isenção de impostos para bicicletas, suas partes e peças (PLS 166/2009). Dos 2.005 internautas que votaram, 89,5% manifestaram-se a favor da proposta.
-
Reserva de vagas em universidades para alunos de escolas públicas
-
O DataSenado realizou enquete sobre a possibilidade de reservar no mínimo 50% das vagas em universidades federais para alunos do ensino médio de escolas públicas. Dos 2.764 internautas que votaram no site do Senado, 73% manifestaram-se a favor da proposta.
-
Ampliação das horas de voo dos aeronautas
-
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 434/2011, que permite a ampliação das horas de voo dos aeronautas, ampliando a quantidade de suas folgas. Dos 1.327 internautas que votaram no site do Senado, 80,5% manifestaram-se contrários à proposta.
-
Venda de medicamento a preço de custo para aposentados
-
Maioria de internautas é a favor da venda de medicamento a preço de custo para aposentados, conforme propõe o PLS 181/2010. Dos 1.955 internautas que participaram de enquete do DataSenado, 95,4% manifestaram-se a favor da proposta.
-
Considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições
-
O DataSenado realizou enquete sobre a possibilidade de considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições de segurança (PLS 38/2012). Dos 2.657 internautas que votaram no site do Senado, mais de 75% manifestaram-se a favor.
-
Separação de bens para união estável
-
Em enquete sobre o PLS 616/2011, 71% manifestaram-se a favor da possibilidade de o regime de separação de bens tornar-se próprio da união estável. A enquete foi realizada pelo DataSenado com a participação de 1.525 internautas.
-
Fim da liberdade condicional para crimes graves
-
Maioria é a favor da possibilidade de extinção da liberdade condicional para condenados por crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura ou terrorismo, proposta no PLS 542/2011. Dos 2.339 internautas que participaram da sondagem no site, somente 26% votaram contra a proposta.
-
Direito de greve na Copa
-
Enquete realizada pelo DataSenado revelou que maioria é contra a restrição do direito de greve durante a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil em 2014. Dos 1. 659 internautas que participaram, 33% votaram a favor da proposição do PLS 728/2011.
-
Criminalizar a preparação de homicídio, mesmo sem cometê-lo
-
Quase 78% dos internautas que participaram de enquete são favoráveis a tornar crime o ato de preparar homicídio ou crime hediondo, mesmo sem o cometimento (PLS 555/2011). Participaram da sondagem, no site do Senado Federal, 1.426 internautas.
-
Permissão de falta ao trabalho para ir a reunião escolar
-
O DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião dos internautas sobre a possibilidade de ausência ao trabalho para participar de reunião na escola dos filhos. Dos 2.580 internautas que participaram da sondagem no site do Senado, entre os dias 16 de março e 01 de abril, 82% votaram a favor da proposição, enquanto 18% manifestaram-se contrários à proposta.
-
Dedução de livros técnicos no IR
-
A possibilidade de dedução de despesas com livros técnicos no Imposto de Renda Pessoa Física (PLS 549/2011) recebeu apoio de 95% dos internautas. Dos 1.321 internautas que participaram da sondagem no site do Senado, somente 5% manifestaram-se contrários à proposta.
-
Venda de bebida a menores
-
Medida que pretende transformar em crime a venda de bebida alcoólica a menores mediante alteração do art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente recebeu amplo apoio dos internautas. O PLS 655/2011 recebeu 82% de votos favoráveis, enquanto 17% manifestaram-se contrários.
-
Merenda nas escolas públicas
-
Enquete revelou 84% de apoio ao PLS 409/2011, que prevê a responsabilização, na esfera administrativa, civil e criminal, dos gestores públicos que não garantirem a alimentação escolar aos alunos da educação básica, conforme as necessidades nutricionais desses alunos.
-
Prisão para invasores digitais
-
Em enquete realizada pelo DataSenado, o PLS 427/2011, que propõe a pena de prisão para quem acessar sistemas digitais sem autorização, recebeu 61,8% de votos favoráveis e 38,2% de votos contrários.
-
Não discriminação por gênero ou orientação sexual
-
Você é a favor ou contra a emenda na Constituição que inclui entre os objetivos nacionais de promoção do bem de todos, a não discriminação por identidade de gênero ou orientação sexual? (PEC 111/11)
-
Lei da Ficha Limpa para os servidores públicos
-
Suspensão de autorizações para novos desmatamentos na Amazônia
-
A Emenda 103/CCT, que suspende autorizações para novos desmatamentos na Amazônia, recebeu ampla maioria de votos em enquete realizada pelo DataSenado. No total, 83,6% dos 4.523 votos foram a favor da restrição.
-
Redução da maioridade penal
-
Garantia de meia-entrada aos estudantes de até 29 anos
-
Você é a favor ou contra a garantia oferecida no Estatuto da Juventude, de meia-entrada a estudantes de até 29 anos, em eventos artístico-culturais, de entretenimento e lazer (PLC 98/2011)?
-
Fim do voto secreto no Congresso
-
Fim do uso das sacolas plásticas não biodegradáveis
-
Criminalização da criação de perfil falso na internet
-
Modificação na Lei dos Crimes Hediondos
-
Gorjeta de 20% para garçons, entre 23h e 6h