Em enquete realizada pelo DataSenado, a maioria dos participantes concordam com o PLS 188/2018, que determina ressarcimento integral do dano causado por pichação
Enquetes
Oito em cada dez internautas que participaram da enquete de agosto realizada pelo DataSenado acreditam que a família não pode interferir na doação de órgãos de um falecido que tenha manifestado em vida a vontade de ser doador.
Sete em cada dez internautas que participaram defenderam a proibição de que empresas de cigarros ou similares façam propagandas e ações comerciais, como patrocínio de eventos.
A maioria dos respondentes acredita também que a prática de esportes eletrônicos ajuda na melhoria de aspectos pessoais dos jogadores, como reflexos, capacidade intelectual e coordenação motora.
Em reação à prática recém-adotada por algumas empresas aéreas, o PLS 186/2018 estabelece o direito do consumidor à marcação antecipada e gratuita de assento em voo no território brasileiro. Alinhados à proposição, 95% dos internautas consideram abusiva a aplicação de taxas para marcação antecipada de assentos.
Quase 80% dos participantes da última enquete promovida pelo DataSenado defenderam aumento no percentual mínimo de cacau nos chocolates comercializados no Brasil, conforme previsto no PLS 93/2015.
Em enquete do DataSenado, mais de 70% dos internautas se manifestaram a favor do projeto de lei que propõe tipificar como crime a divulgação de notícias falsas, também conhecidas como fake news.
Em enquete do DataSenado, maioria apoia o PLS 464/2016, que determina a redução do valor do seguro obrigatório para motoristas que não se envolverem em acidentes e nem cometerem infrações graves ou gravíssimas.
Na última enquete promovida pelo DataSenado, mais de 90% dos participantes votaram a favor do PLS 503/2017, que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos para cargos federais a candidatos que sejam doadores de sangue. Nove em cada dez acham que os estoques de sangue vão aumentar com a aprovação do projeto.
Maioria dos respondentes de enquete realizada pelo DataSenado manifestou apoio ao PLS 186/2014, que dispõe sobre a exploração de jogos de azar no país. Mais de 60% acreditam que a regularização desses jogos traz somente vantagens para o Brasil, enquanto outros 12% acham que traz somente desvantagens.
Em enquete, 72% dos internautas apoiaram o PLS 236/2017, que determina a reserva de um percentual mínimo de vagas nas empresas para empregados com 55 anos ou mais. Para a maioria, o reingresso no mercado de trabalho e a regularização de empregados com idade avançada irão aumentar.
Em enquete do DataSenado, internautas apoiaram os projetos PL 8470/2017 e PL 8478/2017, que tornam obrigatória a notificação ao poder público dos casos confirmados de câncer. Para 83%, o monitoramento da política pública contra o câncer irá melhorar e 55% acham que o tempo de espera para iniciar o tratamento contra essa doença irá diminuir.
Em enquete do DataSenado, mais de 90% dos participantes apoiaram o PLS 224/2017, que possibilita aos moradores de zonas rurais que adquiram armas de fogo de uso permitido. Para 86%, a medida trará maior segurança a essas áreas.
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 782/2015, que institui o pagamento de anuidade em universidades públicas por estudantes com alta renda familiar. A maioria votou contra a proposta e 51% acreditam que o número de estudantes de baixa renda em universidades vai permanecer igual.
A maioria dos participantes da última enquete realizada pelo DataSenado se mostrou contrária ao projeto de lei que permite o funcionamento dos bancos aos sábados (PLS 203/2017). Para cerca de 60% dos respondentes, os bancos não devem abrir nesse dia da semana. A enquete recebeu 6.352 respostas entre os dias 3 de julho a 31 de julho.
O DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PLS 151/2017, que possibilita o compartilhamento da licença-maternidade. A maioria dos respondente apoia a proposta e também é a favor do aumento da licença-maternidade para 180 dias para todas as trabalhadoras gestantes.
Em comemoração aos cinco anos da LAI, o Instituto DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião de cidadãos sobre a lei. A maioria dos participantes já ouviu falar da LAI e, mais da metade, acredita que nos últimos cinco anos as entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações.
Internautas que participaram da última enquete do DataSenado manifestaram apoio ao projeto de lei PLS 436/2015, que altera o Código Penal para punir com maior rigor aqueles que praticarem o crime de vilipêndio (desrespeito) a cadáver na internet. Mais de 70% concordam que quem expuser fotos ou vídeos de cadáver na internet, redes sociais ou similares deve ser punido com uma pena maior.
Em enquete do DataSenado, maioria concordou com o PLS 740/2015, que tipifica o crime de constrangimento ofensivo ao pudor em transportes públicos. Os respondentes acreditam que tratar esse comportamento como crime vai reduzir casos de assédio e abuso sexual nesses locais.
Enquete do DataSenado avalia opinião de internautas sobre proposta de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para analisar a contabilidade da Previdência. Resultados apontam que 93% dos participantes são a favor da criação da CPI da Previdência.