Em enquete sobre a Medida Provisória 664/2014, que propõe uma alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário para o cálculo de seus rendimentos, 75,3% dos participantes foram a favor da proposta.
Em enquete realizada pelo DataSenado, 84% foram favoráveis ao PLS 45/2014, projeto de lei que proíbe a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal.
Para 82% de participantes de enquete que avaliou a opinião de cidadãos sobre a Lei de Responsabilidade das Estatais, o nível de transparência de empresas estatais é ruim ou péssimo. A maioria apoia a criação de leis que obriguem essas empresas a adotarem práticas mais transparentes.
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a proposta de impressão do voto eletrônico (PLS 406/2014), que recebeu o apoio de 92% dos participantes. Apenas 16% têm alta ou média confiança no atual sistema de contagem de votos.
Em enquete sobre o PLS 189/2012 e PLS 620/2011, que propõem definir responsabilidades e deveres da família no processo de educação, a maioria apoia a punição de pais ou responsáveis que não comparecerem à escola para acompanhar o desempenho escolar dos filhos.
Em enquete do DataSenado, 91% de internautas percebem o Brasil como um país muito burocrático. Quase 60% acham que a burocracia alcança mais as empresas e para 70%, diminuir as exigências não facilitaria a ocorrência de irregularidades.
Resultados de enquete do DataSenado apontam que, na opinião dos participantes, há uma grande quantidade de publicações nas redes sociais que estimulam a violência contra as mulheres. A maioria apoia a criação de uma lei para punir os autores deste tipo de mensagens na internet.
Em enquete do DataSenado, internautas opinaram sobre a criminalização do terrorismo (PLC 101/2015 e PLS 178/2015). Na opinião de 88%, o Brasil não está preparado para evitar possíveis ataques terroristas. A maioria defende uma pena de 30 anos de prisão para quem cometer tais atos.
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PL 1.861/2015, que cria a Política Nacional de Combate à Dengue. 82% são a favor que agentes de saúde entrem em imóveis com suspeita de focos de criadouros do Aedes aegypti, mesmo sem a autorização do proprietário.
Resultados de enquete revelam apoio de 83% dos participantes ao PLS 213/2015, que assegura às mulheres a prestação voluntária do Serviço Militar. A presença feminina nas Forças Armadas é aprovada por 93% e 81% acreditam que maior participação de mulheres trará benefícios para o país.
Dos 33.116 internautas que votaram em enquete realizada pelo DataSenado, 83% acreditam que o PLC 30/2015 (Lei de Terceirização), trará desvantagens para o país, principalmente para os trabalhadores. Maioria também acredita que oferta de empregos e salários irão cair.
Com recorde de participação, enquete do DataSenado revela que 99% dos 608.470 internautas que responderam são contra a limitação de dados na internet de banda larga fixa. 64% acreditam que a limitação pode diminuir a qualidade dos serviços e 89% acreditam que os custos irão aumentar.
Mais da metade dos internautas (61%) têm a percepção de que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. A maioria (61%) também revela conhecer alguém que tenha sido vítima desse tipo de violência.
Em enquete do DataSenado, maioria dos participantes é a favor do PLS 5/2016, que obriga a divulgação do nome e do CPF das pessoas que recebem benefícios previdenciários e assistenciais do governo, além dos respectivos valores recebidos.
Metade dos internautas opinaram que presídios lotados não devem receber novos detentos, enquanto 46% opinaram que, mesmo nessa situação, o recebimento (de novos detentos) deve ser contínuo.
Em comemoração aos cinco anos da LAI, o Instituto DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião de cidadãos sobre a lei. A maioria dos participantes já ouviu falar da LAI e, mais da metade, acredita que nos últimos cinco anos as entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações.
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que a maioria dos respondentes concordam com a proposta de lei que concede o benefício de meia-entrada a doadores regulares de sangue.
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 3987/2020, que torna obrigatória a cobertura, pelos planos de saúde, da vacinação contra doenças como coronavírus, gripe e sarampo.
Enquete online realizada em maio abordou proposta de lei que impede processos de desestatização e desinvestimento público enquanto durar o combate à pandemia.
O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei n.° 375, de 2023, que modifica a Lei nº 14.457, de 21 de setembro de 2022, para a facilitação da inserção no mercado de trabalho, de mulheres acima de 50 (cinquenta) anos.