28/02/2024

Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher - 2024

A décima edição da pesquisa DataSenado mostra que 30% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por homem. Em geral, esse patamar permanece o mesmo, considerando as margens de erro, em todo território nacional. Nos estados do Rio de Janeiro (36%), de Rondônia (37%) e do Amazonas (38%), contudo, observam-se os maiores índices de mulheres que declaram ter sofrido violência doméstica ou familiar provocada por homem.

Ao comparar as estatísticas estaduais, a análise leva em consideração as margens de erro, calculadas com nível de confiança de 95%.  Dessa forma, para afirmar que um estado tem um índice maior ou menor em relação ao restante do país, deve-se verificar se não há sobreposição de valores. Para conhecer a realidade e a percepção das mulheres de cada unidade da Federação acesse os relatórios disponíveis no botão abaixo.

O levantamento, realizado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) a cada dois anos, integra série histórica iniciada em 2005 e tem por objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país. Para celebrar a décima edição da pesquisa, o tamanho da amostra foi ampliado de forma considerável, o que permitiu, pela primeira vez, analisar-se os dados por estado e pelo Distrito Federal.

Foram entrevistadas 21.787 brasileiras, com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 21 de agosto e 25 de setembro de 2023, em amostra representativa da opinião da população feminina brasileira. Cada estimativa é acompanhada de sua respectiva margem de erro, com nível de confiança de 95%. Os valores percentuais são arredondados de maneira que, em alguns gráficos, a soma pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.