07/12/2023

Maioria é favorável ao acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua ou que precisem abandonar suas casas

De acordo com a enquete, a maioria dos respondentes (91%) é a favor do Projeto de Lei n° 2.583/2023 que prevê o acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua ou que precisem abandonar sua residência devido a graves ameaças à sua vida e à sua integridade física.

Um terço dos participantes (33%) afirmam que algum desastre natural ocorreu em sua região nos últimos 12 meses.

Na opinião da maioria dos respondentes (61%), o poder público está pouco preparado para lidar com as consequências de um desastre natural. Também é majoritária (85%) a percepção de que os desastres naturais como inundações, incêndios e deslizamentos de terra tendam a aumentar.

Nesse sentido, quase a totalidade dos respondentes consideram muito importante o poder público estruturar mecanismos de atendimento às pessoas submetidas a essas situações de risco elevado.

A enquete contou com 66 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 6 de novembro a 5 de dezembro de 2023.

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.