02/02/2024

Maioria é favorável à obrigatoriedade de os planos de saúde fornecerem medicamentos para tratamento domiciliar do diabetes

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião dos internautas sobre o Projeto de Lei n° 4.809 de 2023, que “dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde”, para incluir no rol de coberturas obrigatórias insumos e tecnologias aprovados pela Anvisa para tratamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 1.

De acordo com a enquete, menos da metade dos respondentes (48%) possuem plano de saúde, mas a maioria (62%) afirma ter diabetes do tipo 1 ou ter alguém da família com essa doença.

Quase a totalidade dos participantes (96%) acreditam que os planos de saúde deveriam fornecer medicamentos para tratamento domiciliar do diabetes tipo 1. Também é majoritário o apoio à proposta de obrigar os planos de saúde a disponibilizarem próteses, órteses e seus acessórios não relacionados a procedimentos cirúrgicos para pacientes com diabetes tipo 1.

Na percepção de 96% dos respondentes o fornecimento pelos planos de saúde de sistema de monitoração contínua da glicose para pacientes com diabetes do tipo 1 é muito importante.

A enquete contou com 52 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 2 de janeiro a 1 de fevereiro de 2024.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.