07/11/2023

Maioria é favorável à liberação do FGTS para construções ou reformas

De acordo com a enquete, a maioria dos respondentes (97%) é a favor do Projeto de Lei n° 2.550/2023 que prevê que o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possa ser usado pelo trabalhador para aquisição de insumos para construções ou reformas.

Na opinião dos participantes, a maior contribuição do referido Projeto de Lei é o “Efeito multiplicador na economia com o investimento em moradia”, apontada por 47% dos internautas. Em seguida está a possibilidade de “Facilitar a aquisição da casa própria pelo trabalhador”, indicada por 42% dos respondentes.

Em relação ao perfil dos respondentes, 80% afirmam exercer trabalho remunerado e, dentre eles, 69% possuem carteira assinada.

Dentre os que responderam não possuir carteira assinada, 80% afirmam já ter tido carteira assinada em algum momento da vida.

Dessa forma, 39% dos respondentes que declaram possuir ou já ter possuído, em algum momento da vida, carteira de trabalho assinada afirmam já ter feito uso do FGTS. Dentre eles, metade (50%) movimentou a conta por terem sido demitidos sem justa causa e 43% para pagamento de financiamento imobiliário.

A maior parte dos respondentes (53%), possuem casa própria e dentre eles 78% fizeram alguma reforma ou construção em sua residência.

A enquete contou com 121 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 3 de outubro a 6 de novembro de 2023.

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.