08/01/2024

Maioria é favorável à exibição de campanhas para o fim da violência contra a mulher em arenas esportivas e estádios de futebol.

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião dos internautas sobre o Projeto de Lei n° 4.842 de 2023, que altera a Lei nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, para instituir campanha permanente de conscientização, em arenas esportivas e respectivas transmissões dos eventos esportivos, para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.

De acordo com a enquete, a maioria dos respondentes (80%) é a favor do Projeto de Lei n° 4.842 de 2023, que prevê a instituição de campanha permanente de conscientização, em eventos esportivos com mais de 10 mil espectadores, para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Da mesma forma, a ampla maioria dos participantes (85%) concorda com a exibição permanente de campanhas para o fim da violência contra a mulher durante transmissões esportivas feitas por rádio, televisão e plataformas digitais.

Os respondentes se dividiram sobre qual a principal contribuição dessas campanhas educativas para a prevenção à violência contra a mulher, sendo que 40% apontaram que poderá “encorajar vítimas de violência a denunciar a agressão”, outros 30% indicaram que poderá “contribuir na construção de uma cultura de respeito, proteção e não agressão às mulheres” e 25% que ajudará a “divulgar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher”.

Por fim, 4 em cada 5 respondentes (80%) acreditam que essas campanhas sejam muito importantes enquanto apenas 1 acredita ser pouco importante (15%) ou nada importante (5%).

A enquete contou com 20 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 6 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.