Programas
Plano de Gestão Logística Sustentável
O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS) do Senado e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são ferramentas vinculadas ao planejamento estratégico que possibilitam estabelecer práticas de sustentabilidade e de racionalização dos gastos institucionais e dos processos administrativos. Esses instrumentos estão alinhados à Política de Responsabilidade Socioambiental da Casa e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O PGLS e o PGRS incorporam e substituem o Programa Senado Verde, criado em 2007, a partir da iniciativa de um grupo de servidores conscientes da importância da implementação de boas práticas na gestão de recursos do Senado, visando à inserção das variáveis socioambientais na rotina administrativa.
Plano de acessibilidade
O Plano de Acessibilidade é o atual instrumento de gestão adotado pelo Senado Federal na implementação de ações relacionadas à promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Adotada em 2016, a primeira versão do Plano foi construída de forma conjunta com diversos setores da Casa e com colaboradores com deficiência. Desde a sua publicação, os objetivos têm sido monitorados por um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes das áreas internas envolvidas e por representantes dos servidores com deficiência. As versões seguintes do Plano de Acessibilidade foram elaboradas por esse GT, com base no cumprimento das metas previamente estabelecidas e nas novas demandas apresentadas por pessoas com deficiência ao longo do processo de monitoramento. O Plano de Acessibilidade resulta da expansão dos objetivos do Programa Senado Inclusivo.
Programa de Equidade de Gênero e Raça
O Plano de Equidade de Gênero e Raça (PEGR) é o instrumento de gestão adotado pelo Senado Federal para promover atividades relacionadas à temática.
O PEGR se insere no âmbito do Ato da Diretoria-Geral nº 7.227, de 2011, que autorizou a adesão do Senado ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM) do Governo Federal, nos termos da Portaria SEPM nº 39 de 22/09/2005. O Senado Federal, desde a primeira participação, tem recebido o Selo Equidade como forma de reconhecimento pelas ações planejadas, executadas e monitoradas em conformidade com o PEGR.
Programa Senado Jovem Brasileiro
Destinado a proporcionar ao estudante conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular relacionamento do jovem cidadão com o Senado Federal.
Projeto Jovem Senador
Busca proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento do Poder Legislativo no Brasil.
Primeira Infância
Tem por meta aportar novas informações que contribuam para que o poder público e a sociedade possam dar mais atenção à Primeira Infância.
Encontro de Boas Práticas de Gestão
Abre um espaço inovador para discussão e troca de experiências bem-sucedidas.
Atualizada em 10/03/2022