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A percepção do aluno sobre o estágio: emprego ou qualificação profissional?

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto

Maria Hemília Fonseca

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender qual é a percepção do aluno sobre o estágio, buscando responder se ele entende tal atividade como emprego ou como uma forma de aprendizagem e qualificação profissional. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com estagiários, este estudo evidencia os objetivos primordiais da atividade de estágio preconizados na Lei nº 11.788/2008, especialmente sua função educativa de aliar os conhecimentos teóricos aprendidos pelo aluno em sala de aula à prática da carreira profissional escolhida, objetivando a qualificação profissional dos educandos – e analisa se tais objetivos têm sido compreendidos pelos alunos e alcançados na prática.

Palavras-chave

Estágio. Emprego. Aprendizado. Qualificação Profissional. Percepção do aluno.

Título, resumo e palavras-chave em inglês

STUDENTS’ PERCEPTION ON INTERNSHIP: EMPLOYMENT OR PROFESSIONAL QUALIFICATION?

ABSTRACT: This paper aims to understand what is the students’ perception about the internship, seeking to answer whether they understand this activity as an employment or as a way of learning and professional qualification. Based on literature review and interviews with trainees, this study highlights the main objectives of the internship activity recommended in the internship’s law (number 11.788/2008), especially its educational function to combine the theoretical knowledge learned by the student in the classroom to the practice of professional career chosen, aiming at the professional qualification of the students – and examines whether these objectives have been understood by students and achieved in practice.

KEYWORDS: INTERNSHIP. EMPLOYMENT. LEARNING. PROFESSIONAL QUALIFICATION. STUDENTS’ PERCEPTION.

Como citar este artigo

(ABNT)
PASQUALETO, Olívia de Quintana Figueiredo; FONSECA, Maria Hemília. A percepção do aluno sobre o estágio: emprego ou qualificação profissional?. Revista de informação legislativa: RIL, v. 53, n. 209, p. 195-217, jan./mar. 2016. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/53/209/ril_v53_n209_p195>.

(APA)
Pasqualeto, O. de Q. F., & Fonseca, M. H. (2016). A percepção do aluno sobre o estágio: emprego ou qualificação profissional?. Revista de informação legislativa: RIL, 53(209), 195-217. Recuperado de https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/53/209/ril_v53_n209_p195

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