Empresa vem ao Senado conhecer e se inspirar em iniciativas de equidade
Na segunda (10) e terça-feira (11), o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça (Coprig) apresentou as ações relacionadas a equidade, ao combate ao racismo e assédio, ao programa contra gordofobia e as iniciativas de liderança feminina.
Jorge Luiz Feliciano, executivo de Gente e Gestão no Grupo Martins, explica que a empresa tem dez mil funcionários e já tem iniciativas sobre o tema. Ele ressalta que, apesar de não ser uma novidade para a empresa, era importante vir ao Senado para ver como as diversas áreas se articulam internamente.
Ele ressalta também que atualmente o mercado financeiro exige cada vez mais das empresas certificações de acordo com as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, ele reconhece que o Senado, mesmo não sendo uma empresa privada, é uma referência no assunto.
— As agendas relacionadas a diversidade são cada vez mais fortes e o Senado já era para a gente uma referência. Nossa cartilha de assédio moral e sexual foi embasada na do Senado, que já traz o posicionamento dos principais órgãos que referenciam o tema — explica.
Stella Maria Vaz, coordenadora do Coprig, explica que os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU servem como base para o desenvolvimento das atividades internas do grupo.
— A Martins teve objetivo de conhecer o trabalho e ver o que poderia levar para lá. Isso mostra como estamos muito à frente. Ainda que empresas tenham muitas exigências para lidar com a agenda 2030, a gente percebe que os avanços são tímidos e o Senado tem isso bem estruturado. A gente também segue a agenda 2030 e os ODS são um guia para nosso trabalho — ressalta.
O Coprig foi criado para promover a igualdade de gênero e raça no Senado. Dentre as iniciativas que fazem parte do escopo do comitê estão:
- Programa de Assistência a Mãe Nutriz;
- Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade;
- Campanha Assédio Moral e Sexual no Trabalho;
- Projeto Racismo em Pauta;
- Núcleos de Estudos de Gênero e Raça.
*Com informações da Comunicação Interna do Senado Federal