Videos

Procuradoria apoia pesquisa inédita na América Latina Procuradoria apoia pesquisa inédita na América Latina

Uma radiografia das dificuldades que mulheres enfrentam para ocupar espaços de poder será elaborada graças à pesquisa do DataSenado. Para viabilizar o estudo, a Procuradoria da Mulher propôs parceria ao TSE. Veja a reportagem do último Conexão Brasília.

Procuradoria discute atendimento de vítimas de violência Procuradoria discute atendimento de vítimas de violência

A Comissão de Direitos Humanos do Senado promoveu debate com especialistas sobre o atendimento de vítimas de violência doméstica no Brasil. Preparar os servidores públicos para acolher melhor mulheres agredidas será um grande avanço. A Procuradoria da Mulher do Senado foi quem solicitou essa audiência pública.

Projeto quintas femininas - Violência contra a mulher negra Projeto quintas femininas - Violência contra a mulher negra

Negras são vítimas de mais de 60% dos assassinatos de mulheres no país Violência contra a mulher negra é tema de debate no Projeto Quintas Femininas, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras. O dado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi citado por Maria do Carmo Alves (DEM-SE) ao abrir ontem debate sobre a violência contra a mulher negra. O evento foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados como parte do Projeto Quintas Femininas.

Mulher, Tome Partido. Filie-se! Mulher, Tome Partido. Filie-se!

Atualmente as mulheres representam 51,5% da população. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou apenas 12,99% do total. Pensando nisso, a Bancada Feminina e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado Federal lançaram a campanha "Mulher, Tome Partido", para convidar mais mulheres a participarem da vida partidária.

Grazziotin: 'Empoderamento da mulher é fundamental para a democracia' Grazziotin: 'Empoderamento da mulher é fundamental para a democracia'

Ao participar do lançamento da campanha que incentiva a filiação partidária de mulheres, a procurada da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), disse que o empoderamento da mulher é fundamental para que o país tenha uma democracia verdadeiramente representativa de sua população, formada em sua maioria por mulheres. "Mulher, tome partido. Filie-se!" é o lema da campanha, lançada nesta quarta-feira (11) pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

Senadora Vanessa fala sobre violência contra a mulher Senadora Vanessa fala sobre violência contra a mulher

Ao tomar posse nesta terça-feira (26) no cargo de Procuradora Especial da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que o órgão é um importante instrumento na luta pela emancipação feminina. A solenidade foi realizada na sala de audiências da Presidência da Casa.