Videos

Grazziotin: 'Empoderamento da mulher é fundamental para a democracia' Grazziotin: 'Empoderamento da mulher é fundamental para a democracia'

Ao participar do lançamento da campanha que incentiva a filiação partidária de mulheres, a procurada da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), disse que o empoderamento da mulher é fundamental para que o país tenha uma democracia verdadeiramente representativa de sua população, formada em sua maioria por mulheres. "Mulher, tome partido. Filie-se!" é o lema da campanha, lançada nesta quarta-feira (11) pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

Senadora Vanessa fala sobre violência contra a mulher Senadora Vanessa fala sobre violência contra a mulher

Ao tomar posse nesta terça-feira (26) no cargo de Procuradora Especial da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que o órgão é um importante instrumento na luta pela emancipação feminina. A solenidade foi realizada na sala de audiências da Presidência da Casa.

Projeto quintas femininas - Violência contra a mulher negra Projeto quintas femininas - Violência contra a mulher negra

Negras são vítimas de mais de 60% dos assassinatos de mulheres no país Violência contra a mulher negra é tema de debate no Projeto Quintas Femininas, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras. O dado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi citado por Maria do Carmo Alves (DEM-SE) ao abrir ontem debate sobre a violência contra a mulher negra. O evento foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados como parte do Projeto Quintas Femininas.

Mulher, Tome Partido. Filie-se! Mulher, Tome Partido. Filie-se!

Atualmente as mulheres representam 51,5% da população. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou apenas 12,99% do total. Pensando nisso, a Bancada Feminina e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado Federal lançaram a campanha "Mulher, Tome Partido", para convidar mais mulheres a participarem da vida partidária.

Procuradoria discute atendimento de vítimas de violência Procuradoria discute atendimento de vítimas de violência

A Comissão de Direitos Humanos do Senado promoveu debate com especialistas sobre o atendimento de vítimas de violência doméstica no Brasil. Preparar os servidores públicos para acolher melhor mulheres agredidas será um grande avanço. A Procuradoria da Mulher do Senado foi quem solicitou essa audiência pública.

Procuradoria apoia pesquisa inédita na América Latina Procuradoria apoia pesquisa inédita na América Latina

Uma radiografia das dificuldades que mulheres enfrentam para ocupar espaços de poder será elaborada graças à pesquisa do DataSenado. Para viabilizar o estudo, a Procuradoria da Mulher propôs parceria ao TSE. Veja a reportagem do último Conexão Brasília.