Visita técnica marca atividades no dia em que Museu completou 30 anos
Os 30 anos do Museu do Senado, completados no dia 1º de julho de 2023, foram marcados pela visita da equipe do Museu Nacional da República aos servidores do Museu do Senado. Eles visitaram toda a estrutura física do Museu do Senado, que inclui a área destinada à visitação pública, no prédio principal; o laboratório, onde são realizados os serviços de restauração e higienização de peças históricas e artísticas; e a reserva técnica, que abriga mais de 1 mil itens espalhados por vários locais do Senado, inclusive residências de senadores.
Criado em 1º de julho de 1991, o Museu do Senado nasceu com o propósito de coletar, pesquisar, preservar e divulgar a história do Senado, por meio do acervo histórico da Casa.
Durante muito tempo, a estrutura administrativa do Museu se restringiu a um pequeno grupo de servidores, cuja principal tarefa era a de catalogar e preservar o acervo de obras do Senado. Além de objetos históricos de grande valor, vários deles trazidos das sedes anteriores do Senado, no Rio de Janeiro (os palácios Monroe e Conde dos Arcos), o museu reúne também centenas de obras artísticas, muitas delas de autoria de artistas brasileiros e estrangeiros de renome nacional e internacional.
Em julho de 2012, o Museu foi oficialmente batizado de “Museu Histórico Senador Itamar Franco”, em homenagem ao parlamentar que, em 1976, apresentou o primeiro projeto de criação de “uma unidade museológica para preservar e divulgar a memória do Senado”. Em dezembro de 2018, o museu, que até então era um pequeno setor subordinado à Secretaria de Gestão de Informação e de Documentação do Senado (SGIDOC), ganhou status dentro da estrutura do Senado, passando a ser denominado de Coordenação de Museu (COMUS), ainda vinculado à (SGIDOC).
Durante a visita, a diretora do Museu da República, Sara Seilert, destacou a importância da cooperação entre as duas instituições museológicas: “Foi muito boa a visita. Parcerias técnicas e trocas de experiências são uma forma de fortalecer a atuação dos museus públicos”.
Funcionários dos Museus do Senado e da República durante a visita
Centro Cultural
Os representantes do Museu da República também visitaram a sede do Centro Cultural dos Poderes da União (CCPU), área da futura sede do Museu do Senado e onde já funcionou o Clube dos Servidores do Senado. O local tem mais de 80 mil metros quadrados e abrigará não apenas o Museu do Senado, mas um centro de memória mantido pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.