Quadro da assinatura da 1º constituição tem moldura em ouro
O Museu do Senado possui um acervo de grande valor histórico, composto por itens singulares de renomados artistas. Uma das obras mais importantes é o quadro do artista Gustavo Hastoy, intitulada “Ato de Assinatura do Projeto da 1ª Constituição”, em 1891, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Na tela, aparece o Marechal Deodoro da Fonseca, presidente do Brasil de 15 de novembro de 1889 a 23 de novembro de 1891, cercado por ministros e auxiliares mais próximos, recebendo das mãos do menino Mário Hermes da Fonseca, seu sobrinho-neto, a pena de ouro oferecida pelos ministros para o ato de assinatura.
Ato de assinatura do Projeto da 1ª Constituição Autor: Gustavo Hastoy Ano: 1891 Técnica: Óleo sobre tela Dimensão: 290 cm x 441 cm
Foto: Agência Senado
O quadro, com moldura a ouro, tem as inscrições: “22-jun- 1890, decreto 510, emblema da República; respeitosa homenagem de portugueses ao governo provisório. Primeiro Congresso-República dos Estados Unidos do Brasil; comemoração ato solene da assinatura da constituição em XXII-VI-MDCCCXC; diretoria da Sociedade Portuguesa de Beneficência”.
Uma curiosidade sobre essa tela é que o sobrinho-neto de Deodoro, que ficou mais conhecido historicamente como Hermes da Fonseca, tornou-se um dos políticos mais proeminentes da sua época, eleito deputado federal pela Bahia por quatro mandatos consecutivos (1912 a 1923), entre outros cargos.