Ferramentas Pessoais
Acessar

Museu do Senado Federal



APRESENTAÇÃO

O Museu do Senado Federal foi criado em 1991 com a finalidade de preservar a memória do Senado Federal. Originalmente, denominado Museu Histórico do Senado Federal, teve seu nome alterado em 2012, em homenagem à constante luta do ex-senador e ex-presidente da República Itamar Franco (1930-2011) pela proteção das peças históricas e consolidação do museu da Casa.

O Senado foi instituído com a Constituição Imperial brasileira, de 20 de março de 1824, tendo se reunido a primeira vez em 1826. A primeira sede foi o Palácio Conde dos Arcos, de 1826 a 1924, que hoje abriga a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. A segunda sede foi o Palácio Monroe, de 1925 a 1960, demolido em 1976. A atual sede é o Palácio Nereu Ramos, ou Palácio do Congresso Nacional, situado na Praça dos Três Poderes na Capital Federal.

O Museu do Senado possui um acervo de grande valor histórico, composto por itens singulares de renomados artistas. Os painéis em vidro "O Lago e os Peixes" e "Alumbramento" são peças em destaque da artista plástica Marianne Peretti (1927), muito conhecida por seus diversos vitrais, notavelmente os integrantes das construções do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), como os do Memorial JK, da Catedral Metropolitana de Brasília e do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. O painel "Ventania" do pintor, escultor e arquiteto Athos Bulcão (1918-2008) é outro item de relevo.

Essas e outras obras de arte, assim como objetos e documentos históricos podem ser visitados na exposição de longa duração. O Museu está localizado no Salão Nobre do Senado Federal, no Térreo, ao lado do Salão Negro.


GALERIA DE FOTOS


GALERIA DE VÍDEOS

Saiba como visitar o Museu do Senado
O programa da TV Senado chamado "Por dentro do Senado" apresenta o Museu.
Assista >

VISITAÇÃO

1991 - ATÉ O MOMENTO


AGENDAMENTO DE GRUPOS

Para o agendamento de grupos e visitas mediadas, clique abaixo.


DOWNLOADS