Ferramentas Pessoais
Acessar

Arquivo, Biblioteca e Museu: Memória do Senado



APRESENTAÇÃO

O Museu do Senado participa da 17ª Semana Nacional de Museus cujo tema este ano é: “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.  No Senado a tradição é representada pela prática legislativa, ou seja, através da edição e deliberação de leis e atos normativos fundamentados na Constituição Federal e de interesse da sociedade.

A tradição legislativa tem, como condição necessária ou virtude característica, a preservação da memória.  Desde a criação do Senado, em 1826, há o registro do que é produzido e debatido na Casa.

O Arquivo, a Biblioteca e o Museu são responsáveis por manter e disponibilizar a todos os cidadãos a história do Senado Federal.  É a partir de documentos, livros e objetos que o passado pode ser reinterpretado a fim de se inovar no futuro.

A exposição conta com obras raras seculares pertencentes ao acervo da Biblioteca, como a publicação Novvs orbis de 1633, que contém trechos descritivos do Brasil e da Amazônia no período. E com réplicas de documentos históricos, cujo originais são preservados pelo Arquivo, como a Lei Áurea de 13 de maio de 1888.


GALERIA DE FOTOS


GALERIA DE VÍDEOS

Arquivo, Biblioteca e Museu: Memória do Senado
Vídeo institucional apresenta o trabalho de preservação realizado pelo Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGIDOC) por meio de suas coordenações.
Assista >

VISITAÇÃO

13 MAI 2019 - 07 JUN 2019


DOWNLOADS

// new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');